MSC Foundation assina acordos com universidades americanas e dá início oficialmente à implementação do seu Programa Super Coral

Mundo

A MSC Foundation assinou acordos com a University of Miami Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science e com a Nova Southeastern University (Flórida), finalizando os termos do programa de estágio que apoiará as atividades de pesquisa e desenvolvimento do Programa Super Coral em 2021, usando uma abordagem combinada (virtual e presencial na Ocean Cay, nas Bahamas). Isso marca o início da fase de implementação do programa inovador que a MSC Foundation concebeu junto com um painel de especialistas, como resposta urgente à emergência em relação aos recifes de coral que se aproximam da iminente extinção, devido às mudanças climáticas e poluição.

Pierfrancesco Vago, Presidente do Comitê Executivo da MSC Foundation, do Grupo MSC, comentou: “Esta parceria marca um importante passo em nosso compromisso de implementar um programa de conservação marinha para reverter o declínio acentuado dos recifes de coral em todo o mundo, que ameaça um quarto de toda a vida marinha. O oceano está em nosso DNA, e é por isso que o Programa Super Coral é mais do que uma iniciativa local para proteger e restaurar os recifes de coral ao redor da Ocean Cay e da Flórida. Ele é projetado para construir uma expertise única no estudo e prática da resiliência de corais, desenvolvendo um modelo que pode ser replicado com sucesso em todo o mundo.”

Os recifes de coral estão entre os mais diversos ecossistemas do mundo, servem como alimento e recurso econômico para meio bilhão de pessoas e protegem as comunidades litorâneas de tempestades e erosão. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, os cientistas preveem que 70-90% dos recifes de coral estão correndo o risco de morrer nas próximas duas décadas (2030-2050).

David Smith, Professor de Biologia Marinha na The University of Essex e Chief Scientific Advisor do Conselho da MSC Foundation para o Programa Super Coral, enfatizou: “Nós somos constantemente bombardeados com avisos sobre o desaparecimento de recifes de coral em todo o mundo, e com razão. É absolutamente verdade, eles estão desaparecendo. Há uma necessidade urgente de agir para impedir que mais danos sejam causados e acelerar nossos esforços para encontrar soluções e reverter a tendência global de perda dos recifes. Não há muitos casos em que você pode dizer que existe uma oportunidade real de fazer exatamente isso, então aqui temos uma verdadeira janela de esperança. Iniciar projetos colaborativos em grande escala que buscam fornecer soluções reais agora, representa nossa melhor chance de garantir um futuro para os recifes de coral e o sustento de milhões de pessoas que dependem deles “.

O programa visa pesquisar, desenvolver, testar e refinar métodos para reverter o declínio dos recifes de coral nos 165 km2 de reserva marinha em torno da Ocean Cay, sendo pioneiro na reconstrução de recifes de coral danificados com espécies de coral que são mais resilientes às ameaças ambientais como a poluição e o aquecimento do oceano. Esses estudos são o trabalho no qual os cientistas da University of Miami Rosenstiel School e da Nova Southeastern University estarão diretamente envolvidos.

“O Programa Super Coral da MSC busca ajudar a restaurar os recifes de coral nas Bahamas a um estado saudável, por meio da seleção ativa de genótipos resistentes às mudanças climáticas e reforçando a propagação desses genótipos”, explicou Chris Langdon, Professor do Departamento de Biologia Marinha e Ecologia da University of Miami Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science.

No geral, a primeira fase de implementação deste Programa compreende:

• A compilação de duas revisões de literatura sobre restauração de recifes de coral, uma focada na restauração funcional e métodos de conservação de corais no Caribe, e a outra em espécies que são resistentes e / ou resilientes às condições subaquáticas e mudanças de temperatura.
• O desenvolvimento de materiais de conscientização para os hóspedes da Ocean Cay e o público em geral sobre a emergência que os recifes de coral estão enfrentando, sua importância e como agir para protegê-los individualmente e coletivamente.
• A construção da primeira fase do Super Coral Center (BioLab) na Ocean Cay, que inclui as áreas de laboratório e berçário de corais.

“Alunos de Biologia Marinha da Nova Southeastern University têm uma excelente oportunidade de estágio em pesquisa na Ocean Cay, nas Bahamas, financiados pela MSC Foundation”, observou Joana Figueiredo Ph.D. na Nova Southeastern University . “Eles ajudarão a estabelecer um berçário para propagar corais, estudar a vida marinha da reserva ao redor da ilha e interagir com os hóspedes para informá-los sobre a proteção dos recifes de coral. “

Os objetivos do Programa Super Coral são:

• Restaurar os recifes de coral ao redor da Ocean Cay para que se tornem mais resistentes às mudanças climáticas.
• Ser pioneiro no uso de espécies de Super Coral resistentes para aumentar a resiliência dos recifes.
• Desenvolver e compartilhar um modelo replicável e escalável para avançar a compreensão científica e promover a recuperação marinha e de corais em todo o mundo.
• Promover a conscientização pública e ações de apoio à conservação marinha e à restauração de recifes de coral.
• Duração do Programa: 2019-2024