Novo Sítio do Picapau Amarelo será inaugurado em 2022, em Atibaia (SP)

Brasil

A Forma Turismo acaba de assinar contrato de licenciamento, junto às Organizações Globo e à família Monteiro Lobato, para a construção de um espaço temático, lúdico e educativo inspirado em uma das obras mais valiosas da cultura brasileira: o Sítio do Picapau Amarelo. O parque será construído em Atibaia, dentro de uma área de 150 mil metros quadrados, onde também está localizado o Eldorado Atibaia Eco Resort, que passa a ser administrado pela operadora.

Previsto para ser inaugurado no segundo trimestre de 2022, o espaço terá como proposta educar e entreter ao mesmo tempo, com atividades e atrações que remetem ao conceito de ‘edutainment’.  Com a força de uma obra que atravessa gerações, o parque temático será aberto tanto para escolas quanto para as famílias de uma forma geral.

O novo Sítio do Picapau Amarelo, o único oficial e licenciado, será operado com exclusividade pelo Conhecer, braço da Forma responsável por roteiros pedagógicos. Além da operação hoteleira e do novo espaço, o projeto abrange a construção de pelo menos outras duas atrações temáticas independentes, tornando um importante polo turístico voltado para entretenimento familiar e educacional.

A Forma Turismo embarca passageiros há quase dez anos ao Eldorado Atibaia Eco Resort, onde realiza também viagens de formatura do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. De acordo com o fundador, Renato Costa, esse investimento mostra a solidez da operadora e a confiança na retomada econômica. “Estamos duplamente felizes. Pelo acordo em si, que é um dos mais importantes da história da Forma, mas também em nome do setor de turismo e entretenimento como um todo, que foi um dos mais fragilizados pela pandemia. Continuamos acreditando no desenvolvimento econômico do país”, afirma.

“Monteiro Lobato inovou ao escrever sua obra: juntou realidade e fantasia, criando um universo mágico do Sítio do Picapau Amarelo, no qual as crianças aprendiam se divertindo.  Creio que esse espaço temático educativo, o novo Sítio, cumprirá esse papel, pois ele introduzirá as crianças e suas famílias ao universo criado pelo meu bisavô, estimulando a fantasia e o gosto pela literatura e leitura, além de ensinar sobre a importância da preservação ambiental”, comemora a bisneta, Cleo Monteiro Lobato.

O bisneto Ricardo Monteiro Lobato, que lidera o projeto Viva Lobato, valoriza iniciativas que ajudam a perpetuar o legado do escritor. “Ver hoje em dia uma empresa investindo numa obra genuinamente brasileira e nos ajudando a levar esse legado maravilhoso adiante é muito gratificante! Importante mostrar às crianças do século 21 as aventuras incríveis da turma do Sítio do Picapau Amarelo e toda a magia que existe nesse mundo encantado criado pelo meu bisavô”.

Celso Rafael, diretor Geral da Lotus, destaca: “Esse projeto a ser desenvolvido pela Forma Turismo é único e especial, e será um dos pilares do plano de licenciamento e divulgação que vimos desenvolvendo em conjunto com a Globo Marcas, para o Sitio do Picapau Amarelo. O novo espaço irá oferecer não apenas às crianças como também à toda família uma oportunidade única de contato e experiências com uma das mais importantes obras da nossa cultura”.

O prefeito da Estância de Atibaia, Emil Ono, ressalta a importância do novo Sítio do Picapau Amarelo para a cidade: “Receber um empreendimento como este em nossa cidade, voltado não só ao turismo mas também à educação, é extremamente gratificante, porque eleva Atibaia a um patamar ainda mais importante, destacando-se como um polo de turismo de lazer e educacional. E quem ganha é a população!”.

Press à Porter Gestão de Imagem