Brasil tem 1.480 pessoas que homenageiam Maradona

Cotidiano Esportes

Dia 25 de novembro de 2021 completa um ano que Diego Armando Maradona, um dos maiores jogadores de futebol do mundo, faleceu. Idolatrado no mundo todo, o argentino é constantemente comparado ao Rei Pelé. Maradona não só tem uma legião de fãs por aqui como também é homenageado pelos brasileiros em várias partes do País.

Levantamento realizado pela proScore aponta que Diego Armando Maradona não tem um homônimo no Brasil, mas, por outro lado, recebe a homenagem de 1.480 pessoas. Diego Armando Maradona com outros sobrenomes são 35. Já Diego Maradona e um sobrenome diferente são 624. Dyego (com Y) Maradona e outros sobrenomes são 12. O nome Diego Armando Maradona com a troca de lugares nos nomes não tem nenhum registro. Porém, “Maradona” dentro do nome aparece em 809 brasileiros.

Os dados levaram em conta pessoas que nasceram após o ano de 1976, quando Maradona estreou no futebol profissional jogando pelo Argentinos Juniors. A partir daí, a colocação do nome na criança por parte dos pais seria uma homenagem ao atleta que estava despontando no esporte. Pessoas nascidas anteriormente ou com pouquíssima diferença de idade não foram contabilizadas.

“O Maradona jogou em grandes clubes da Argentina, Espanha e Itália. Foi campeão mundial pela seleção argentina e sempre foi muito midiático. Onde estava carregava uma multidão de fãs e toda a imprensa. Soube aproveitar o sucesso e até no País do Pelé tem essa quantidade enorme de homenagens”, disse Mellissa Penteado, sócia-fundadora e CEO do grupo proScore.

Maradona inspirou compositores e cineastas e muitos jovens a jogar bola. Até uma igreja foi criada em seu nome na Argentina. Uma das maiores homenagens que recebeu foi a aposentadoria camisa 10 do Napoli em 2000. Durante a vida carregou os seguintes apelidos: Dieguito, El Pibe de Oro, El Diez, Pelusa, Barrilete Cósmico, El Diego e D10S.

Em novembro do ano passado, pouco depois de completar 60 anos, se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um edema na cabeça. Passados alguns dias, sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.

 

Comunicação Conectada