‘Zezinho Beleza’. Morre um dos guias de turismo mais antigos da Paraíba

Cotidiano

O trade turístico paraibano perdeu nesta sexta-feira (26) um dos seus mais antigos colaboradores. José Ferreira da Silva, mais conhecido por ‘Zezinho Beleza’, era um dos mais antigos guias de turismo da Paraíba, com uma trajetória profissional exemplar, iniciada ainda quando era um vendedor ambulante, conforme depoimentos de amigos. Ele vinha batalhando pela vida com sequelas de diabetes e problemas cardíacos, tendo passado alguns dias internado em um hospital particular de João Pessoa.

Zezinho Beleza tinha 64 anos de idade completados na semana passada, dos quais a maior parte trabalhando como guia de turismo – exatos 32 anos -, onde conquistou uma legião de amigos em todo o Brasil. No currículo, além de ter participado da criação da Luck Receptivo, uma das maiores empresas do Nordeste, colaborou para o crescimento da RogerTur, CVC e ainda era figurinha carimbada dentro do Hotel Tambaú, quando ostentava a bandeira da Rede Tropical.

Tantos anos dedicados à profissão lhe renderam muitas homenagens. Uma delas, talvez a mais emblemática, partiu da diretora da Luck João Pessoa, Christiane Teixeira, que abriu um espaço especial dentro da empresa e instalou um painel com a imagem de Zezinho Beleza no centro. “Seu cantinho sempre foi e sempre será o mais especial nessa empresa ❤️ Te amarei pra sempre meu Zezinho Beleza. Minha eterna gratidão por tudo”, afirmou a empresária na sua conta do Instagram.

Alguns amigos lembraram a paixão de Zezinho Beleza pelo Fluminense e pelo cardápio indispensável em que fazia questão de estar com os amigos nos momentos de folga. “Rabada, picado de bode, cação e macaxeira regados a uma boa cerveja Original ou Bohemia faziam parte de suas preferências gastronômicas”, contou um desses amigos.

O guia de turismo também tinha uma paixão explícita pela música e via nas letras e canções de Reginaldo Rossi algo que somente ele sentia dentro do peito, no coração, a exemplo de Leviana, Garçom, entre tantos outros sucessos do seu ídolo maior.

De acordo com Pablo Robério, presidente do Sindicato dos Guias da Paraíba, Zezinho Beleza está deixando um grande legado e inúmeros discípulos e alunos guias que nesta sexta-feira estão lhe rendendo homenagens e mensagens de gratidão eterna. “Todos nós estamos lamentando a sua passagem”, disse.

Robério afirmou ainda, que decidiu trocar o nome do Troféu ‘Amigo do Guia’ para Troféu ‘Zezinho Beleza’, em mais uma homenagem ao agente de viagem. O troféu estará sendo entregue no dia 11 de dezembro a 10 personalidades e entidades que se destacaram durante o ano de 2021, durante a quarta edição da Confraguia, evento criado pelo presidente do sindicato dos guias.

O velório está acontecendo no Morada da Paz, na avenida Pedro II, no Centro, e o enterro deve acontecer no final da tarde no Cemitério Boa Sentença.

Fábio Cardoso