Nordeste terá menos clubes nas séries de elite do futebol brasileiro em 2022

Destaque Esportes Fábio Cardoso

A grande probabilidade de queda do Bahia da Série A para a B, do Campeonato Brasileiro de 2021, pode afastar ainda mais as torcidas dos clubes nordestinos do cenário nacional. No atual Brasileiro, o Sport (PE) já caiu e, se o Bahia cair também, sobrarão apenas o Ceará e Fortaleza, dois clubes tradicionais de um mesmo Estado. Pernambuco e Bahia ficarão sem representantes na maior competição do futebol brasileiro.

Para tornar esse momento do futebol do Nordeste ainda mais caótico, Vitória (BA) e Confiança (SE) caíram da Série B para a C. Pior, nenhum clube nordestino subiu da Série C para a B. Por isso, em 2022, a região estará sendo representada apenas por cinco, talvez seis, dos 20 clubes: CSA e CRB, de Alagoas; Náutico e Sport, de Pernambuco; Sampaio Correia (MA); e possivelmente o Bahia (BA).

Da Série D para a C, a situação, digamos assim, está até um pouco melhor. Dos quatro clubes que subiram, três são Nordeste: Campinense (PB), ABC (RN) e Atlético Cearense (CE). Eles se juntam a Botafogo (PB) e Ferroviário (CE). Porém, caíram dessa divisão o Santa Cruz (PE) e o Jacuipense (BA), que ainda precisam saber se vão ou não disputar a Série D em 2022, dependendo do desempenho nos torneios regionais.

Quem sobe e quem desce:
Série D – Não há clubes rebaixados e 04 foram promovidos para a Série C em 2022: Aparecidense, Campinense, Atlético Cearense e ABC.
Série C – Foram promovidos para a Série B em 2022: Ituano (SP), Tombense (MG), Criciúma (SC) e Novorizontino (SP).
Os rebaixados da Série Série C para a D em 2022: Santa Cruz (PE), Jacuipense (BA) e Oeste (SP).
Séria B – Foram promovidos da Série B para a Série A em 2022: Botafogo (RJ), Goiás (GO), Coritiba (PR) e Avaí (SC).
Os rebaixados da Série B para a Série C em 2022: Brasil (RS), Confiança (SE), Vitória (BA) e Clube do Remo (PA).

Fábio Cardoso