Docas da Paraíba publica edital para obra de dragagem no Porto de Cabedelo; Investimento será de R$ 88 milhões

Destaque Paraíba

O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe, neste sábado (11), o Edital de Licitação para a obra de dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo. O investimento será feito com recursos do Governo do Estado e está orçado em mais de R$ 88 milhões.

Com a obra, o canal de acesso passará a ter 11 metros de profundidade, frente aos 9,14m atuais. Além disso, a bacia de manobra terá 300 metros de largura, possibilitando a vinda de navios de até 55 mil toneladas.

“Esse é um momento extremamente aguardado por nós da Docas e pela sociedade como um todo. Estão sendo anos de trabalho intenso e agora veremos o Porto de Cabedelo escrevendo um capítulo novo e bastante promissor, graças ao investimento do Governo do Estado”, celebra Gilmara Temóteo, presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB).

Segundo Gilmara, o porto passará a ter ainda mais relevância e competitividade no Nordeste. Ela ainda aproveitou para agradecer ao governo estadual pelo investimento: “Todos nós agradecemos ao Governo da Paraíba, na pessoa do governador João Azevedo, pelo estabelecimento da dragagem como uma das prioridades da gestão. Ganha o Porto, a economia paraibana e a sociedade, como um todo”.

Para que o edital fosse publicado, várias etapas essenciais foram concretizadas, como o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), nova batimetria do canal e bacia de evolução e atualizações de projetos e relatórios.

Passadas as etapas do processo licitatório e elaboração dos projetos básico e executivo, a obra tem previsão de conclusão em 4 meses, entre mobilização, execução e desmobilização.

O aprofundamento do canal permitirá a entrada de navios maiores, resultando em menor custo de frete, atração de novas cargas, maior faturamento para o Porto e arrecadação para o Estado e o Município, além da geração de novos empregos e renda aos paraibanos.

Site Docas Paraíba