IV Encontro Nacional de Forrozeiros e III Fórum Nacional do Forró de Raiz encerra programação na Usina Cultural Energisa

Eventos Culturais

O encerramento do IV Encontro Nacional de Forrozeiros e III Fórum Nacional do Forró de Raiz, acontece hoje (17), às 19h na Usina Energisa, com a presença da orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, regida pelo maestro Lucílio Souza, do Forró Encabulado, de Arivaldo Quirino, Forró da Marias, Tamborete de Forró, Geovane Junior e o cordelista Pedro Popoff o Pedro do Cordel.

Desde o último domingo (12), com o início o das programações especiais do Fórum, transcorreram cinco dias do evento que marcou a história da cultura do forró tradicional no Brasil, dado que, na segunda (13), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), concedeu ao Brasil o Certificado do Registro das Matrizes Tradicionais do Forró, como resultado de pesquisas e do pedido de registro feito ao Iphan, pela presidente da Associação Balaio Nordeste, Joana Aves.

Este ano, durante o IV Encontro Nacional de Forrozeiros e III Fórum Nacional do Forró de Raiz, aconteceram debates, audiência pública, fóruns, plenárias, atividades em grupo, oficinas e é claro, muito forró. A programação também contou com a entrega simbólica do Registro a Joana Alves.

O Encontro, além de homenagear o saudoso Genival Lacerda, trouxe uma programação variada com nomes de destaque no cenário do forró racional. Ainda provocou reflexões e discussões para a realização de ações específicas e eficazes em prol das Políticas Públicas da salvaguarda do forró, ampliou as redes de relacionamento entre as comunidades forrozeiras e impulsionou talentos. Também estimulou o desenvolvimento de aptidões artísticas, bem como o sentimento de cidadania e o desenvolvimento artístico-cultural, com base no forró tradicional.


Este ano o Encontro Nacional de Forrozeiros e o Fórum Nacional do Forró aconteceu de forma híbrida, com transmissão pelas TVs Assembleia e Câmara e pelo YouTube Balaio Nordeste. Presencialmente foi aberto apenas à comunidade forrozeira que veio de todo o Brasil e de países como China, EUA, Canadá e França. Estavam presentes artistas, detentores dos conhecimentos das matrizes do Forró, membros das comunidades forrozeiras, produtores culturais, comunicadores, pesquisadores e gestores de instituições culturais públicas e privadas.

O evento foi realizado pelo Fórum Nacional Forró de Raiz e pela Associação Cultural Balaio Nordeste, patrocinado pela Energisa e pela Secretaria de Cultura por meio do Governo do Estado da Paraíba. É co-patrocinado pela Fundação Espaço Cultural (Funesc), Empresa Paraibana de Turismo (PbTur), Rádio Tabajara, Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Tem o apoio da Usina Cultural Energisa, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular da UFPB (Nuplar), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Orgulho de Ser Nordestino, Associação Respeita Januário e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Assessoria de Imprensa