Amigo e guitarrista de Cássia Eller, Walter Villaça fala sobre o projeto “Nós, Voz, Eller”

Eventos Culturais

No palco e fora dele, Cássia Eller esteve cercada dos melhores. Walter Villaça, guitarrista e produtor, é um deles. Tocando atualmente com Nando Reis, Villaça integra o projeto “Nós, Voz, Eller”, o tributo que acontecerá no dia 14 de janeiro, no Clube Cabo Branco, em João Pessoa.

Em entrevista, ele fala com entusiasmo sobre essa imersão no universo musical de Cássia, tendo à frente a voz potente e, também, única da cantora Val Donato. “Ela é a pessoa certa para fazer esse lindo projeto”, salientou. Sobre o repertório, ele diz que foi um grande desafio definir que músicas entrariam. Afinal, como traduzir uma trajetória rica de ritmos, poesia e energia num só evento? A escolha foi feita e o público poderá conferir tudo em, no mínimo, duas horas de show.

“Esse projeto traz a força da obra que Cássia deixou, não só nas canções, mas também na luta pela quebra de qualquer tipo de preconceito e discriminação. Uma celebração de amor através da música”, disse Walter.

A verdade é que nesses 20 anos sem Cássia Eller é impossível esquecer seus timbres e sua vocação para a liberdade. Então, que venha o tributo!

São 20 anos sem Cássia Eller e o projeto “Nós, Voz, Eller” será lançado em João Pessoa, agora em janeiro. O que representa para você, que a acompanhou por tantos anos, dar vida a esta tão esperada homenagem?
Walter Villaça – Falar de Cássia Eller é sempre uma honra, pois ela foi a primeira artista com quem tive o prazer de trabalhar e que tenho um amor e carinho gigante pela artista e, principalmente, pela pessoa maravilhosa que ela foi. Essa linda homenagem será com certeza cheia de fortes emoções e canções que marcaram a trajetória dessa força feminina, muito bem representada por nossa incrível Val Donato, ao lado do meu parceiro de estrada e de vida, o baixista Fernando Nunes e os irmãos Guegué e Helinho Medeiros. A noite promete!

Por se tratar de um tributo/homenagem, o repertório deve ser bem especial. Como está a escolha das músicas que entrarão no show?
Walter Villaça – O repertório está muito especial. Confesso que foi bem difícil escolher, pois Cássia tem um repertório vasto e maravilhoso. Tem várias canções que marcaram a trajetória dela que não podem estar de fora, como “All Star”, “Malandragem”, “Por enquanto”, “O Segundo Sol”, entre outras. Só digo que o show terá, no mínimo, duas horas de música.

Esta será a primeira vez que a cantora/compositora Val Donato fará um tributo dedicado a Eller. O que motivou você a participar deste projeto?
Walter Villaça – Acredito que Cássia inspira várias gerações, cantores e cantoras até hoje, e Val é uma artista que admiro muito, com um timbre único, uma força incrível, uma grande amiga que a vida me deu. Com certeza, ela é a pessoa certa pra fazer parte desse lindo projeto.

Há um legado, não só de musicalidade mas também de quebras de tabus, deixado por Cássia. Este projeto reascende um pouco dessa inquietação no palco e fora dele?

Walter Villaça – Sim, esse projeto traz a força da obra que Cássia deixou, não só nas canções, mas também na luta pela quebra de qualquer tipo de preconceito e discriminação. Uma celebração de amor através da música para todos, todas e todx!

Há uma expectativa imensa para esse tributo. Como você vê toda essa relação do público com a Cássia mesmo após 20 anos de sua partida? Como você se sente?
Walter Villaça – Vinte anos se passaram e a saudade só aumenta. Mas ela será sempre lembrada com muita alegria como ela sempre foi. Me sinto extremamente feliz, junto dos meus irmãos da música, e ansioso por esse momento especial, num lugar tão lindo e abençoado que amo, que é a Paraíba.

Você está na banda com Nando Reis, outro grande parceiro da Cássia. Como tem sido a repercussão do projeto junto aos músicos próximos a Cássia Eller?
Walter Villaça – Conheci o Nando Reis através da Cássia, e trabalho com ele desde 1999 até hoje. A repercussão deste projeto está sendo muito positiva, pois quando se trata de Cássia, o amor incondicional por ela é unanimidade. Viva Cássia! Viva a cultura, a arte e a música popular brasileira!

Qual a grande missão do projeto “Nós, Voz, Eller”?
Walter Villaça – A missão desse projeto é mostrar para o mundo o quanto a Cássia Eller é importante para a música popular brasileira, os diversos e maravilhosos compositores que ela gravou, o que ela representa até hoje e a sua voz marcante e inesquecível.

Serviço: “Nós, Voz, Eller”
Data: 14 de janeiro de 2022 (sexta-feira)
Local: Clube Cabo Branco, em João Pessoa
Show de abertura: Seu Pereira e Coletivo 401
Hora: 20h
Os ingressos podem ser adquiridos na loja Furtacor, no Mag Shopping, ou via Ingresso Nacional no link https://www.ingressonacional.com.br/evento/17963/show–nos-voz-eller .