Bananeiras entra na disputa das melhores festas juninas, competindo com Campina Grande (PB) e Caruaru (PE)

Destaque Paraíba

A disputa entre Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) para saber qual realiza o maior São João do Mundo está ganhando um outro candidato ao título forte. Bananeiras, cidade que fica na região do Brejo da Paraíba, fez o pré-lançamento da festa junina, já batizada de o Melhor São João do Mundo. Com a construção de um parque de 20 mil metros quadrados e capacidade de receber cerca de 35 mil pessoas, a festa tem até programação de shows com as confirmações das presenças de Luan Santana, Elba Ramalho, Ávine e Matheus Fernandes, Flávio José e até Alok, entre outros.

O lançamento da festa em Bananeiras teve reação imediata por parte do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, que anunciou que o então Maior São João do Mundo terá 60 dias de festas, 30 dias durante todo o mês de junho, além dos finais de semana do mês de julho e prévias já no mês de maio. A programação, segundo o prefeito, está sendo montada e todo o esquema de realização continuará sendo feito por meio de uma PPP (Parceria Público Privada).

Nesta quinta-feira (30), em Bananeiras, o evento vai ser lançado e apresentado aos empresários e população da cidade. No dia 27 de dezembro, o pré-lançamento aconteceu em João Pessoa para imprensa e potenciais patrocinadores. De acordo com o prefeito Matheus Bezerra, Bananeiras é muito grande para resumir o São João em apenas três dias. “Serão 30 dias de evento que irão agradar a todos. Não esqueceremos do forró pé de serra, mas teremos do Piseiro, passando pelo sertanejo e chegando na música eletrônica”, disse. 

Bezerra disse que a realização de um evento com 30 dias de festa sairá mais barato para os cofres da prefeitura. “Estamos desenvolvendo Bananeiras com uma PPP, iremos realizar uma festa em 30 dias gastando menos do que já se gastou em apenas três dias. Isso é eficiência, gestão pública, zelo e cuidado. Estou realizando um sonho. Bananeiras, a partir de agora, estará sendo inserida no calendário nacional dos grandes eventos”. A empresa responsável pelo evento, a Medow Entretenimento e Cultura, é a mesma que organiza o São João de Campina Grande.

Aposta no case de Campina Grande

O Melhor São João do Mundo tem a assinatura da Medow Entretenimento e, mais do que isso, no case do Maior São João do Mundo, realizado em Campina Grande. Jomário Gomes, diretor da Medow, aposta no sucesso do novo projeto respaldado ao sucesso da cidade vizinha. Conforme dados de opinião dos festejos juninos de Campina, da última edição antes da pandemia da covid-19, mais de 98% das pessoas aprovaram o evento; 86 elogiaram a segurança; e 97,4% disseram que recomendariam a festa.

Em termos econômicos, o ticket médio gasto durante a festa foi de R$ 160 e mais de 60% das pessoas ouvidas disseram que continuariam a consumir os produtos dos patrocinadores. O São João atraiu um público superior a 3 milhões de pessoas durante os 30 dias de festa, conforme a Medow Entretenimento, que injetaram mais de R$ 300 milhões na economia da cidade.

Além do São João de Campina Grande, a Medow Entretenimento promove eventos como a Consciência Cristã, que reúne cerca de 150 mil pessoas no período do Carnaval. o Campina Motofest, um dos eventos de motocicleta mais prestigiados do Brasil. Em Cabedelo, a empresa ainda promove o Lovina Beach Club, com festival de música popular no período de verão.

Atualmente, a Casa São João – uma cidade cenográfica, com espaço para shows, no Parque do Jacaré, em Cabedelo – também leva a assinatura da Medow Entretenimento. A Casa irá funcionar sempre nos finais de semana com shows e apresentação de quadrilhas juninas, tendo início logo após a contemplação do pôr do sol na praia do Jacaré.

Fábio Cardoso