Governo do Estado e Sebrae Paraíba lançam, oficialmente, 33º Salão do Artesanato Paraibano nesta sexta-feira

Destaque Paraíba

Do dia 12 de janeiro a 6 de fevereiro, a capital do estado será, também, a capital do artesanato paraibano. Foi lançado oficialmente, nesta sexta-feira (07), o 33º Salão do Artesanato Paraibano, durante um evento que reuniu, além da imprensa local, o secretário de desenvolvimento humano, Tibério Limeira, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Paraíba, Neto Franca, a gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, e outras autoridades municipais e estaduais.

Com o tema “Toda arte que vem do mar”, esta será a primeira edição do Salão a ocorrer em formato presencial desde o início da pandemia do coronavírus, seguindo todas as medidas e protocolos preventivos em relação à doença. O evento, que vai homenagear os artesãos que transformam escamas, conchas e outros elementos do mar em arte e em objetos símbolos da cultura paraibana, será realizado em estrutura montada na orla da praia de Cabo Branco, em João Pessoa, das 16h às 22h.

Representando o Governo do Estado, o secretário de desenvolvimento humano, Tibério Limeira, celebrou a retomada dos eventos presenciais. “Isso representa um sopro de esperança e cria a expectativa de que dias melhores virão. Também temos a expectativa de que os turistas que aqui estejam consumam a produção do artesanato paraibano, que é referência nacional e internacional de qualidade. Não podemos esquecer de que é fundamental manter a proteção neste momento, mas não podemos deixar de prestigiar este evento tão importante para a Paraíba”, analisou.

Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Paraíba, Neto Franca, a realização do Salão representa um momento ímpar para a instituição e os empreendedores. “Estamos saindo de dois anos de pandemia, com a volta do comércio e, aqui, é o pontapé inicial para que os empreendedores possam fazer a demonstração de seus produtos e obter um retorno positivo. Tudo foi planejado para termos o melhor resultado possível, ou seja, a escolha do mês de janeiro, que é privilegiado e repleto de turistas na cidade, e a localização do evento, que é a beira-mar da praia de Cabo Branco. O Sebrae está cumprindo do seu papel de fortalecimento do ambiente de negócios”, afirmou.

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, explicou que o tema escolhido para esta edição – “Toda arte que vem do mar” – teve como inspiração o litoral paraibano, além de ter sido um compromisso do Governo do Estado de homenagear as artesãs que trabalham materiais vindos do mar, a exemplo de conchas e escamas. “É nesse clima de companheirismo, inspiração e compartilhamento que nasceu o Salão que estamos montando”, comentou.

Evento – De acordo com a organização do Salão, estima-se a participação de 400 artesãos de todas as regiões do estado. Dessa forma, paraibanos e turistas que frequentarem a capital durante o período poderão conhecer as diferentes tipologias do artesanato do estado, como a renda renascença, o algodão colorido, as peças em madeira e metal, os brinquedos populares, as fibras naturais e a gastronomia local.

O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo do Estado e do Sebrae Paraíba em parceria com o Empreender-PB; Empresa Paraibana de Comunicação (EPC); Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa); Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB); Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep); Procon-PB; Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc); Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); Prefeitura Municipal de João Pessoa; e Arquidiocese da Paraíba.

Cidade Criativa: João Pessoa participa

João Pessoa estará presente na 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano com um espaço bastante especial. A Capital foi convidada para participar do evento – realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae -, por ser o único município brasileiro com o título de Cidade Criativa, na categoria Artesanato e Artes Populares, concedido pela Unesco. Em um stand exclusivo, a prefeitura vai homenagear artesãs e expor peças de produtores locais.

O convite à Prefeitura de João Pessoa para participar do evento foi feito pelo Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) – um grande parceiro da gestão municipal na elaboração de políticas públicas para fomento do artesanato local. A cidade ganhou destaque no projeto, justamente por carregar o selo de capital brasileira do artesanato, junto a Unesco.

“Estamos muito felizes com esta oportunidade de, pela primeira vez, Prefeitura e Estado juntos, trabalhando neste evento. Estamos aqui representando o nosso título de Cidade Criativa. O evento é um novo marco para o artesanato no intuito de promover o desenvolvimento da economia criativa da nossa cidade”, destacou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), João Bosco.

“Pensando nisso, além da exposição das artes, no nosso stand queremos conversar com os visitantes, mostrando as melhores práticas que estamos desenvolvendo dentro dessa rede mundial”, explicou Marianne Góes, coordenadora do Eu Posso Criar – programa de Economia Criativa da Sedest.

Sereias da Penha

Nesta edição, o evento traz como tema “Toda arte que vem do mar”, enaltecendo, sobretudo, o trabalho de artesãs locais que trazem suas matérias-primas do ambiente marinho. Baseada na temática, a Prefeitura vai apresentar um stand com decoração elaborada pelo projeto Sereias da Penha. Serão instaladas peças criadas com elementos como redes de pesca, escamas e garrafas pets.

Também estarão expostos trabalhos de artesãos de várias tipologias, com curadoria do Celeiro Espaço Criativo – equipamento da gestão municipal para promoção e escoamento da produção artesanal local.

Parceiros

Além da Sedest, a Prefeitura de João Pessoa estará representada no Salão pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), responsável pela marcenaria do stand; pela Secretaria de Turismo (Setur), que vai disponibilizar equipe para atender aos visitantes; e pela Secretaria de Comunicação (Secom), que desenvolveu a identidade visual. O projeto do espaço leva assinatura da arquiteta Geórgia Suassuna e ainda conta com parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

“O artesanato para a nossa cidade é muito importante, aliás, João Pessoa é destaque neste setor com muitos prêmios. Para o turismo, isso é de suma importância porque o turista gosta muito do artesanato. Nós temos o título de Cidade Criativa pela Unesco e temos que mostrar ainda mais a nossa potencialidade”, falou o secretário de Turismo do Município, Daniel Rodrigues.

Solidariedade – A entrada no Salão será gratuita mediante apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19, sendo facultativa a doação de 1kg de alimento não perecível. Os donativos serão destinados à ação social promovida pelo Hospital Padre Zé. No evento, é obrigatório o uso de máscara e proibido o uso de sacolas plásticas e canudos.

Secom João Pessoa e Sebrae