Primeiro cinema solar do Brasil chega a Paraíba

Eventos Culturais

A magia do cinema movida à energia solar é a proposta do projeto Cinesolar que chega a Paraíba realizando atividades nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, nos dias 23 e 24 de janeiro, com exibição de curtas-metragens brasileiros e dos longas “Rio” e “Mogli – O Menino Lobo”.

Lançado em 2013, o projeto Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura. Além das sessões de cinema, na cidade de João Pessoa o projeto contempla a Oficinema Solar – uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado dessa atividade, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para comunidade local.

“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples que dialogam de forma lúdica com os jovens e as crianças da região os colocando ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável”, destaca Cynthia Alario – coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

“Fazer parte desse projeto pioneiro é uma grande honra. Como um dos líderes do mercado de financiamento de energia solar, sabemos da importância de levar pelo país a mensagem de sustentabilidade que esse mercado traz, além de aliar com um tema relevante que é a cultura”, afirma Flavio Suchek, diretor de Novos Negócios e Empréstimos do Banco Votorantim.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança. Será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos, haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras; além disso, o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição.

O Cinesolar – circuito Paraíba é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocinio do Banco Votorantim e realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

PROGRAMAÇÃO:
Pedregal, Campina Grande – Data: 23/01 – Domingo
Horário – 18h Sessão Curtas e 19h Filme Rio
Local: Praça Jornalista Evandro Barros
Endereço: Universitário, Campina Grande
Local em caso de chuva: Projeto Social Batalha do Pedregal

João Pessoa – Data: 24/01 – Segunda-feira
14h30 às 17h00 – Oficinema solar
18h Sessão Curtas e 19h Filme Mogli – O Menino Lobo
Local: Escola Viva Olho do Tempo
Endereço: Rua Agricultor Carlos Onofre Nobrega, 4236 – Gramame – João Pessoa

Sollar Comunicação