Roadshow do projeto Nordeste Arretado começa em Maceió (AL) com a presença do ministro do Turismo

Brasil

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou nesta terça-feira (25.01), em Maceió (AL), de um roadshow do Nordeste Arretado. O projeto, lançado em 1º de dezembro de 2021, une Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio do Norte com o objetivo de estimular, de forma conjunta, a realização de roteiros integrados a partir da extensa ligação aérea e rodoviária da região. Já o roadshow é uma ação itinerante de capacitação, promoção e apoio à comercialização de destinos por agentes de viagem, operadores, imprensa e influenciadores.

O evento foi palco de um painel com o ministro do Turismo e representantes dos órgãos oficiais de Turismo dos quatro estados envolvidos. Até 15.02, também haverá ações em Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Cuiabá e Campo Grande.

O ministro Gilson Machado Neto salientou as facilidades e o potencial que os quatro destinos têm para atrair turistas do Brasil e do exterior. “São quatro aeroportos internacionais num raio de 200 km, numa região repleta de praias belíssimas, de muitas opções de gastronomia, cultura, hospedagem e transporte”, disse. “Essa união de esforços faz dessa rota um dos melhores destinos de turismo da América Latina”, declarou Machado Neto.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, celebrou a iniciativa conjunta. “Queria parabenizar os outros estados, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, que demonstram que o povo nordestino, junto, é mais forte para chegar a um objetivo em comum”, comentou.

Já Vitor Bauab, presidente do Grupo BBG Brasil, responsável pela plataforma do projeto, frisou que o Nordeste Arretado é, acima de tudo, inovador. “Hoje iniciamos um novo jeito de fazer turismo no Brasil. Esse evento tem o objetivo de apresentar o que é o Nordeste Arretado, e cada estado, depois, vai ter sua iniciativa”, explicou.

O site do projeto, apoiado pelo Ministério do Turismo, lista atrações disponíveis nos destinos e incentiva o turista a conhecer localidades dos quatro estados em uma única viagem. As opções se dividem em diferentes experiências, envolvendo agito, cultura, família, ecoturismo, gastronomia, história e romance. O portal também oferece um dicionário com palavras usadas na região, favorecendo a integração do turista com a realidade local (Acesse aqui).

Ainda em Maceió, o ministro Gilson Machado Neto se reuniu com representantes do trade turístico alagoano para debater o transporte de turistas e ações de fortalecimento do setor. Na sequência, Machado Neto esteve em um monumento recém-instalado na capital alagoana: uma cadeira de praia gigante, que tem atraído visitantes nacionais e estrangeiros.

Na Capitania do Portos de Alagoas, o ministro do Turismo se encontrou com o capitão Wendell Petrocelli para tratar de medidas de segurança na região dos cânions do Xingó. “Assim que aconteceu o incidente em Capitólio (MG), entrei em contato com a Marinha para vistoriar aquela área do Rio São Francisco. Fui informado que, até pela própria origem das rochas e pelo índice pluviométrico da região, tudo estava bem”, afirmou Machado Neto.

Ministério do Turismo