Campina Grande recebe 4ª edição da Corrida do Bem; atividade vai arrecadar recursos para implantar Oncologia Infantil na FAP

Cotidiano Esportes

A 4ª edição da Corrida do Bem acontecerá no dia 6 de maio desse ano em Campina Grande, às 19h, com largada na Avenida Brasília. Seguindo todos os protocolos sanitários, a atividade – que deixou de ser realizada dois anos em decorrência da pandemia – vai beneficiar o Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) com recursos que serão destinados à reforma das instalações para implantação da Oncologia Infantil.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que este ano sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenis (4.310 em homens e 4.150 em mulheres). Atualmente, é possível afirmar que em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos pelo câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

A Corrida do Bem tem a missão de apoiar entidades filantrópicas que cuidam de pacientes com câncer. O projeto, idealizado pelo então deputado estadual e agora prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, atua de forma solidária angariando apoios institucionais através do Poder Público e da mobilização da sociedade civil organizada, primando pela ética e transparência do planejamento a execução de suas ações beneficentes, sem fins lucrativos.

Para o gerente administrativo da FAP, Paulo Meira, ações como a Corrida do Bem possuem grande relevância para manter as atividades ativas. “Sendo uma instituição filantrópica, a FAP depende também de receitas provenientes de doações, eventos como a Corrida do Bem é uma forma de atender com ainda mais qualidade nossos pacientes oncológicos. Assim, um evento como a Corrida do Bem contribui não só financeiramente, mas principalmente para despertar na população a necessidade de um estilo de vida saudável, componente importante no combate ao câncer”, afirmou.

Mais dados – O câncer é considerado um problema de saúde pública em todo o mundo e sua incidência cresceu 20% na última década. No Brasil, é a segunda causa de morte por doença. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para 2020- 2024 é de 700 mil novos casos no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa para 2030, em todo o mundo, é de 27 milhões de novos casos e 17 milhões de óbitos.

FAP – O Hospital se tornou um Centro de Referência Oncológica e de tratamento intensivo, sendo cerca de 90% dos seus pacientes pelo SUS, atendendo a mais de 148 municípios. A Instituição filantropia busca cada vez mais se aprimorar em um tratamento humanizado e de excelência em saúde, prestando importante serviço à população paraibana, inovando na qualidade do seu serviço diariamente.

Assessoria de Imprensa