Decreto permite acesso de pessoas na Ilha de Areia Vermelha, em Cabedelo (PB)

Destaque Paraíba

A Prefeitura de Cabedelo publicou, nesta segunda-feira (31), um decreto impondo uma série de restrições de mobilidade em decorrência do agravamento dos casos de covid-19 na Paraíba e enfrentamento à doença. Por pressão do trade turístico, porém, no Artigo 3° do decreto, que informava sobre a proibição do acesso ao Parque de Areia Vermelha – um dos principais pontos turísticos da Paraíba -, no período de 1° a 15 de fevereiro, foi alterado. 

Após conversa do prefeito Vitor Hugo com empresários, também na segunda-feira, foi publicada uma alteração nos dispositivos do decreto, definindo novas medidas de enfrentamento ao covid-19, autorizando o acesso ou visitação turística ao Parque da Ilha Vermelha, “sendo vedada aglomerações, observando-se todas as medidas sanitárias que envolvem o enfrentamento pandêmico”. Diversos veículos de comunicação da Paraíba divulgaram a proibição, causando tensão e preocupação entre os empresários que exploram comercialmente esse ponto turístico.

Sobre as medidas do decreto, fica permitido o acesso ou visitação turística do Parque Municipal do Jacaré com até 60% de capacidade de público, sendo vedadas as aglomerações e observando-se todas as medidas de enfrentamento ao covid-19, como uso de máscara e de álcool em gel. A Secretaria de Turismo está encarregada de fiscalizar e cobrar o cumprimento das medidas. 

O decreto permite a realização de shows no período, porém, com limitação de 30% de público conforme a capacidade dos locais. Para ter acesso, as pessoas deverão apresentar ‘passaporte’ completo de vacina e usar máscara facial. Os promotores dos shows deverão informar à prefeitura sobre os mesmos, 72 horas antes deles acontecerem.

Sobre eventos esportivos, o decreto autoriza a realização deles, mas com limite de 30% da capacidade das arenas, ginásio e quadras, ainda com exigência de apresentação do ‘passaporte’ vacinal completo e uso de máscara facial. 

Para eventos presenciais sociais ou corporativos, público e privado, além de circos, cinemas e teatros, com ocupação máxima de 200 pessoas no local, obedecendo as medidas de biossegurança. 

Fábio Cardoso – Foto: PBTUR/Divulgação