Porto de Cabedelo (PB) inicia nova etapa da atualização do Plano Mestre

Destaque Paraíba

O Porto de Cabedelo, no litoral Norte da Paraíba, está passando por uma completa transformação, com o desenvolvimento de uma série de projetos e novos investimentos. Nesta segunda-feira (31), foi dado início ao Plano Mestre que, conforme a presidente da Companhia Docas-PB, Gilmara Temóteo, é um documento fundamental para todos os portos. “É a coluna vertebral de todo o planejamento.”

Esse processo conta com a participação de uma equipe multidisciplinar da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculados ao Ministério da Infraestrutura, Ramboll – Consultoria Ambiental e de Saúde, e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Pela manhã, na segunda-feira, a equipe esteve em visita técnica pelas instalações do Porto, verificou obras em andamento e locais de futuros projetos, como a Retroárea do Jacaré, onde será construído o Truck Center.

À tarde aconteceu uma etapa de reuniões com a Docas-PB e membros do Conselho de Autoridade Portuária para falar da metodologia em que serão desenvolvidos os projetos e, em um segundo momento, os operadores portuários e representantes das arrendatárias também estiveram presentes para que fosse apresentada a projeção de demanda para o Plano Mestre

“O cronograma de reuniões segue até a sexta, com encontros por todo o complexo portuário, e vamos ter em breve um documento final, completo, detalhado, e que coloca o Porto de Cabedelo não só com os olhos no futuro, mas dando também os primeiros passos”, pontuou Gilmara Temóteo.

“É do Plano Mestre onde temos projeções, demandas, questões de infraestrutura e meio ambiente, por exemplo. É fundamental viver essa atualização, preparando o Porto de Cabedelo para um futuro grandioso”, afirmou a presidente da Docas-PB.

Porto de Cabedelo inicia nova etapa da atualização do Plano Mestre.

Redação