Projeto itinerante do MCom chega a Paraíba para ativação da TV Digital

Cotidiano Paraíba

Quatro cidades da Paraíba estão no terceiro roteiro do Digitaliza na Estrada, o projeto itinerante do Ministério das Comunicações (MCom) que percorre o Nordeste para finalizar a instalação de antenas e marcar a chegada do sinal da TV Digital. A jornada começou nesta terça-feira (1º) pela cidade de Pilões, distante 115 quilômetros (km) da capital paraibana. O percurso ainda segue por Frei Martinho, Salgadinho e Gurjão, somando novos 678,7 km de trechos percorridos à ação, com quase 17 mil pessoas beneficiadas.

As localidades integram o grupo de 1.638 municípios, distribuídos em todo o país, que até hoje só contam com a transmissão em sinal analógico. Com a visita técnica da equipe do MCom – e a ativação da infraestrutura compartilhada de transmissão do sinal digital – as cidades paraibanas entram na era da digitalização. Com a TV digital, a população local ganha mais qualidade na programação e maior diversidade de canais.

“Estamos avançando com bastante dedicação neste projeto, porque a nossa missão é garantir às pessoas, especialmente as que mais precisam, maior variedade na programação e acesso à informação com qualidade”, comemorou o ministro Fábio Faria. “Com a TV digital, também promovemos inclusão e cidadania”.

Doze municípios receberam o Digitaliza na Estrada nas duas últimas semanas. O primeiro trajeto rodou quase 900 km entre as cidades de Barcelona, Baia Formosa, Santo Antônio e Bento Fernandes, no Rio Grande do Norte, além de Itaiçaba e Fortim, no Ceará. Ao todo, 68 mil pessoas foram beneficiadas com a ação. Depois, seguiu para outras seis cidades da região do Cariri cearense – Altaneira, Farias Brito, Granjeiro, Lavras da Mangabeira, Porteiras e, finalmente, Abaiara. Mais de 90 mil pessoas foram impactadas. Todos os passos do Digitaliza na Estrada estarão registrados na página especial dedicada à ação.

“A TV digital desencadeia uma mudança importante na maneira como as pessoas vão se relacionar com a televisão”, explica o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão. “Isso porque ela possui três pilares: o primeiro é a alta definição, o segundo é a interatividade e o terceiro é a mobilidade, que é a possibilidade de recepção do sinal de televisão em aparelhos móveis, como celular e tablet”, observa.

Digitalização do sinal de TV

Em maio do ano passado, o MCom lançou o programa Digitaliza Brasil com uma meta e um prazo muito bem definidos: concluir, até 2022, o processo de digitalização do sinal de TV em 1.638 cidades que contam apenas com o sinal analógico. “Esse trabalho, fruto da sinergia entre o MCom e a Anatel, vai possibilitar a difusão de informações com credibilidade, cultura e entretenimento, para 23 milhões de brasileiros”, destaca o diretor da Secretaria de Radiodifusão, William Zambelli.

O edital da terceira fase do programa foi publicado na quinta (27/1) convocando os últimos 244 municípios no Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As prefeituras e emissoras têm prazo até 25/2 para manifestar interesse em aderir à iniciativa.

Assessoria de Imprensa