O otimismo e a economia paraibana

Destaque Paraíba

Manter-se positivo diante das mais diversas circunstâncias, especialmente quanto à economia e ao futuro, é uma qualidade rara nos dias de hoje. O pessimismo é muito mais habitual. Mas manter o olhar otimista neste momento pode mudar o curso de muitas dificuldades, que podem vir a ser oportunidade de desenvolvimento e de responsabilidade social. 

A proporção de comentários pessimistas, carregada de ceticismo e tons derrotistas, sempre será mais elevada do que a de frases otimistas, com viés de confiança. Mas, veja, a realidade não espelha isso, muito pelo contrário. Embora uma parte das consultorias não realce os números econômicos de 2021, as empresas do comércio de bens, serviços e turismo, juntamente com a indústria e o agronegócio, conseguiram alcançar números que surpreenderam positivamente em 2021.

No estado da Paraíba, em 2021, as vendas do comércio de bens, serviços e turismo obtiveram crescimento surpreendente , embora com muitos obstáculos, por causa das restrições da covid-19. As vendas do agronegócio dispararam 29%, já as da indústria cresceram 6%.

Lembrando que quando as vendas no comércio e os serviços, nos hotéis e nos restaurantes aumentam, a produção e vendas das indústrias, da agricultura e da pecuária também aumentam significativamente.

As vendas pelo e-commerce apresentaram crescimento em relação ao ano de 2020 totalizando mais de 1,3 milhão de lojas online em todo o Brasil com a criação de muitos empregos, com destaque para o setor de logística, que envolve as transportadoras e o pessoal das entregas, gerando mais empregos e renda.

Já na Paraíba, com todas as restrições de circulação por causa dos efeitos do coronavírus, os paraibanos iniciaram ou aumentaram o hábito de comprar pela internet. Dentro desse grupo de paraibanos, 80% pretendem continuar comprando online em 2022. É importante destacar que dentre estes que iniciaram no mundo do e-commerce uma boa parcela são de famílias das classes C e D.

No que se refere aos hotéis, restaurantes e bares, que enfrentaram grandes dificuldades com fechamentos, paralisações e redução do número de clientes em atendimento por causa da covil 19, no segundo semestre de 2021, foi possível, por meio de muita luta e com a utilização do delivery, compensar as perdas. Foram contratados garçons, cozinheiros e pessoal administrativo para os bares e restaurantes. No ano passado, os restaurantes procuraram equilíbrio entre as vendas no salão (presencialmente) e as vendas por delivery. Diante dos resultados positivos e da boa aceitação da população, eles manterão, em 2022, as duas formas de atendimento.

Ainda neste quesito, foram admitidos muitos entregadores, o que também estimulou a venda de motocicletas. Em 2021, houve um crescimento de 26,4% no número de unidades vendidas no país, acumulando 1,16 milhão de unidades entregues ao consumidor.

No turismo, a Paraíba foi muito feliz em 2021, com 95% de ocupação em seus hotéis. A movimentação de bares e restaurantes voltou a ocorrer e foi destaque neste ano, além do número de restaurantes e hotéis, que cresceu muito no ano passado. João Pessoa é hoje um dos destinos mais procurados no Brasil e cresceu exponencialmente o número de brasileiros que visitam a Paraíba. É importante apontar, também, o grande crescimento de vagas de emprego em hotéis, bares e restaurantes, além de empresas ligadas ao turismo, a exemplo de passeios náuticos e viagens.

No que tange à vacinação contra a covid-19, a Paraíba vem avançando com muita eficiência, por mérito das autoridades sanitárias. Parabenizamos, também, o Ministério da Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS), que não deixou faltar vacinas e que, com uma logística impressionante, fez chegar a vacina nos mais longínquos lugares do Brasil. Parabenizamos, ainda, o estado da Paraíba e suas prefeituras que contribuíram com a vacinação da população com muita celeridade e eficiência.

Diante desse quadro de números positivos no estado da Paraíba, em 2021, vemos que a economia cresceu em vendas e houve aumento na oferta de vagas de empregos e de geração de tributos.

Vale ressaltar, ainda, que o Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba apresentou a maior projeção para 2021 entre os 27 estados do Brasil de acordo com o levantamento realizado pela MB Associados Análise Macroeconômica que mostra a expectativa de alta maior que 4%.

Partindo para os dados nacionais, um que chama a atenção são os números da balança comercial. O valor do comércio internacional em 2021 foi de US $499,8 bilhões (recorde). Para 2022, estima-se que o superávit comercial brasileiro cresça 30% sobre 2021, aproximando-se de US$80 bilhões. Analisando o PIB do Brasil também há expectativa de crescimento de mais de 4% em 2021, de acordo com analistas econômicos.

Marconi Medeiros – Presidente de Federação do Comércio da Paraíba