Porto de Cabedelo passa por atualização do Plano Mestre para incrementar novos investimentos e projetar crescimento

Destaque Paraíba

Durante toda a semana passada, o Porto de Cabedelo passou por uma completa ‘varredura’, que contou com reuniões e visitas técnicas em todas as áreas do equipamento, oportunidade em que foi feito o conjunto de análises para atualização do Plano Mestre que, conforme a presidente da Companhia Docas, Gilmara Temóteo, é um documento fundamental para os portos, que trata dos investimentos, projetos, necessidades, estrutura e mercado.

A atualização acontece no período em que o porto está recebendo mais de R$ 320 milhões em investimentos, que inclui as obras de dragagem, momento em que estão sendo analisadas as necessidades, desafios e oportunidades de melhoria e crescimento do equipamento. “A semana foi um mergulho no nosso porto com uma equipe extremamente competente. Esse é o momento em que o Porto de Cabedelo não só olha para o horizonte, mas também ajuda a escrever o futuro”, avaliou Gilmara.

Participaram de todo o processo de análises e discussões uma equipe multidisciplinar da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculados ao Ministério da Infraestrutura, Ramboll – Consultoria Ambiental e de Saúde, e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

No cronograma, conforme Gilmara, aconteceram reuniões com o Conselho de Autoridade Portuária, com operadores, agentes marítimos, praticagem e arrendatários, encontros com as diversas equipes do Porto de Cabedelo e reuniões com órgãos e secretarias do município e estado, além de visitas técnicas por terra e pelo nosso canal de acesso

“Estamos muito empenhados na atualização do Plano Mestre e é fundamental saber que toda a comunidade portuária, autoridades, arrendatários e operadores foram ouvidos para que o documento seja desenvolvido”, detalha Gilmara.

O processo de atualização segue agora para mais uma nova etapa, onde esses dados serão consolidados, para que a atualização do Plano Mestre seja concluída, projetando o Porto de Cabedelo para os próximos anos.

Fábio Cardoso, com assessoria