Turismo em alta: Mais de 98% dos turistas pretendem retornar à Paraíba, aponta Fecomércio

Destaque Paraíba

Um total de 98,43% dos turistas que visitaram a Paraíba neste verão pretendem retornar ao estado, e 98,11% disseram que tiveram suas expectativas correspondidas ou acima do esperado. A receptividade dos paraibanos, elogiada por 97,45% dos entrevistados, e a Gastronomia, considerada ótima por 95,79%, estiveram entre os principais atrativos. Estes são apenas alguns dos dados levantados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba na Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP). A pesquisa pode ser acessada integralmente no site www.fecomercio-pb.com.br.

Em 2022, 65,41% dos turistas já conheciam a Paraíba e estavam retornando, enquanto 34,59% visitaram o estado pela primeira vez.

Perfil do turista

Feminino – 55,66%
Casados – 48,43%
Solteiros – 39,62%
Entre 36 e 45 anos – 26,73%
Entre 46 e 59 anos – 24,21%
Entre 26 e 35 anos – 21,23%
Renda entre quatro e sete salários mínimos – 25,16%
Entre dois e quatro salários mínimos – 24,53%
Até dois salários – 22,17%
Funcionários de empresas – 35,69
Funcionários públicos – 22,01%
Autônomos ou profissionais liberais – 16,19%
Curso superior – 55,97%
Ensino médio – 21,23%
Nordeste – 37,26%
Sudeste – 33,23%
Centro-oeste – 14,62%
Sul – 7,39%
Norte – 7,08%
Estrangeiros – 1,42% (Portugal, Argentina, Dinamarca, Itália, Uruguai, Hungria, Paraguai e Peru
Avião – 49,37%
Ônibus – 29,67%
Automóvel – 11,95%
Além de João Pessoa
Campina Grande – 20,75%
Bananeiras – 9,43%
Patos – 7,55%
Guarabira – 7,55%
Hospedagem e alimentação
Casa de parentes ou amigos – 47,64%
Hotéis – 21,38%
Pousadas – 9,59%
Como escolheram os meios de hospedagem
Convite de familiares – 47,33%
Busca na internet – 32,08%
Agências de viagens – 7,39%
Amigos e parentes – 5,50%
Alimentação
Bares e restaurantes – 80,97%
Local onde se hospedou – 53,14%
Lanchonetes – 19,03%
Motivos pela vinda
Turismo de Lazer – 63,99%
Visita a amigos ou familiares – 25%
Atrativos
Praias – 81,57%
Atrativos naturais – 24,08%
Indicação de amigos ou familiares – 23,59%
Propagandas na internet – 17,69%
Indicações de agências de viagens – 8,85%

Mais frequentados
Praias – As mais visitadas foram Tambaú (73,48%), Cabo Branco (70,88%) e Bessa (48,35%), por serem praias urbanas e de fácil acesso. A praia de Coqueirinho, no município de Conde, litoral sul, foi a mais visitada fora de João Pessoa, citada por 38,99% dos entrevistados.

Entre os outros pontos turísticos mais visitados na Região Metropolitana de João Pessoa aparecem a Feirinha de Tambaú, visitada por 61,56% dos entrevistados, o Mercado de Artesanato, o Pôr do Sol na praia do Jacaré (38,44%) e o Farol do Cabo Branco (26,22%), o Parque da Lagoa (25,78%) e o Centro Histórico da capital (23,78%). Neste quesito do Centro Histórico, os principais pontos de visitação foram o Hotel Globo (71,03%), a Casa da Pólvora (48,60%), a Igreja de São Pedro Gonçalves (47,66%) e o Centro Cultural São Francisco (44,86%).

Infraestrutura
Limpeza, segurança pública, serviços de comunicação, sinalização urbana, serviços de transporte e acessibilidade também foram avaliados pelo turista na pesquisa. No total, 80,20% dos turistas consideraram a limpeza urbana como ótima ou boa. Em relação à segurança pública, a mesma avaliação foi feita por 79,83%. Os serviços de comunicação foram avaliados como ótimos ou bons por 89,98% dos entrevistados, enquanto 88,21% assim consideraram a sinalização urbana. Serviços de transporte por aplicativos (95,78%), táxis (83,53%) e transporte público (78,82%) também foram positivamente avaliados pela maioria dos turistas. Entre os entrevistados que necessitaram de algum atendimento na área de saúde, 56,82% os consideraram como ótimo, enquanto 25% consideraram como bom.

Em relação à acessibilidade, a falta de piso tátil nos pontos turísticos, rampas de acesso danificadas ou obstruídas, falta de atendentes que se comuniquem em Libras nos serviços de alimentação, hospedagem e comércio, e elevadores de ônibus danificados foram os principais pontos apontados como passíveis de melhoras pelos entrevistados que possuíam algum tipo de deficiência.

joão pessoa 16-07-2019 – por do sol na ladeira das trincheiras na casa da polvora. muito vistitada por turistas de varios lugares. ao fundo, a torre da igreja de são pedro gonçalves, que fica vizinha ao hotel globo

Metodologia
Foram entrevistadas 636 pessoas entre 3 e 18 de janeiro de 2022, escolhidas de forma aleatória em diversos pontos onde há concentração de turistas, a exemplo do aeroporto, terminal rodoviário e nos diversos pontos turísticos da Região Metropolitana de João Pessoa. Respaldado no conceito de turista estabelecido pela Organização Mundial de Turismo (OMT), são considerados turistas as pessoas não residentes na Região Metropolitana de João Pessoa e que permaneceram na área pesquisada por pelo menos vinte e quatro horas, ou seja, realizaram pelo menos um pernoite e tendo como a finalidade realizar passeios, negócios, participar de eventos, tratamento de saúde ou visitar parentes e amigos.

Foram aplicados questionários devidamente estruturados contendo, em sua maioria, questões fechadas, sendo que, também foi garantido espaço para questões que permitiram aos entrevistados manifestar suas opiniões de forma espontânea. É importante ressaltar que em algumas questões os entrevistados poderiam indicar mais de uma alternativa como resposta. Neste caso, a soma dos percentuais das respostas para questões desse tipo ultrapassa 100%.

Presidente da Fecomércio destaca retomada “bem-sucedida” da economia

Para o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, os dados levantados são reflexo de uma bem-sucedida retomada econômica do setor após a pandemia da Covid-19. “Com a vacinação avançada e a pandemia controlada, a Paraíba pôde aproveitar suas potencialidades para, mais uma vez, receber o turista de braços abertos, com uma infraestrutura de excelência nos hotéis, bares e restaurantes”, afirmou. “Este é um trabalho que fornece informações importantes e que servem de subsídio para nortear gestores públicos, empresários, agentes de turismo e profissionais que atuam diretamente no turismo para uma tomada de decisões embasada e que fortaleça positivamente o setor”.