O primeiro A330-200 P2F das Américas foi entregue à Aerotransportes Mas de Carga (mas, como é chamada) alugado pela Altavair, tornando-a a primeira companhia aérea da América do Norte e do Sul a voar no A330-200 P2F. Com esta aeronave convertida pela Elbe Flugzeugwerke (EFW) – uma joint venture entre a Airbus e a ST Engineering, a companhia aérea de carga se junta à família de operadoras Airbus na América Latina.
O A330-200 P2F (aeronave de passageiro convertida a cargueiro) é um membro da renomada família de aeronaves A330. O cargueiro pode transportar até 61 toneladas métricas e possui um alcance de até 4.200 milhas náuticas, o que aumentará muito os planos de expansão da transportadora de carga para novos mercados, incluindo a China, onde obteve certificação para voar no ano passado.
“Estamos ansiosos para que a mas se junte à família de operadores Airbus no México e experimente os benefícios de operar este cargueiro de nova geração. O A330-200P2F proporcionará à empresa uma operação altamente eficiente graças a sua maior capacidade de carga útil e alcance. Sua seção transversal de fuselagem otimizada oferece flexibilidade para transportar uma grande variedade de tamanhos de paletes e contêineres. A Airbus está confiante de que o A330-200 P2F apoiará com sucesso os planos de expansão da mas“, disse Arturo Barreira, Presidente da Airbus América Latina e Caribe.
Como uma aeronave moderna com tecnologia Airbus avançada, incluindo controles de voo fly-by-wire, o A330 oferece uma plataforma altamente capaz para conversão em cargueiro. Mais de 1.600 A330s foram encomendados, com mais de 1.300 entregues desde a entrada em serviço do A330 em 1994, fornecendo uma grande fonte de aeronaves para apoiar o programa de conversão por muitos anos.
“A mas aproveitará o aumento da carga útil e do alcance do A330 para expandir nossa presença global, aumentando os voos para a Europa e América do Sul, além de começar a voar para a China. A confiabilidade e o impacto ambiental reduzido do A330 P2F tornam a aeronave ideal para a empresa ter sucesso no mercado global de carga”, disse Luis Sierra, CEO da mas.
A mas, sediada na Cidade do México, opera aeronaves de carga desde 1992. Em dezembro de 2018, lançou um ambicioso plano de expansão sob nova propriedade e gestão, com o Discovery Americas, um fundo de capital privado no México. A rede programada e fretada da mas abrange as Américas e agora tem a capacidade de expansão internacional com aeronaves de carga adicionais.
Assim como os programas de conversão mais recentes A321P2F e A320P2F, o A330P2F é uma colaboração entre a Airbus, a ST Engineering e a EFW, que lidera o programa, bem como os esforços de marketing e vendas. Para atender à crescente demanda por conversões de cargueiros, a ST Engineering e a EFW estabelecerão novos locais de conversão na China e nos EUA este ano e aumentarão a capacidade total de conversão de todos os seus programas Airbus P2F para cerca de 60 slots por ano até 2024.
Na América Latina e no Caribe, a Airbus vendeu mais de 1.100 aeronaves e tem uma carteira de pedidos de mais de 500, com mais de 700 em operação em toda a região, representando quase 60% de participação de mercado da frota em serviço. Desde 1994, a Airbus garantiu aproximadamente 70% dos pedidos líquidos na região.
Assessoria de Imprensa