Companhia aérea de carga do México operará o primeiro Airbus A330-200 P2F das Américas

Aviação Mundo

O primeiro A330-200 P2F das Américas foi entregue à Aerotransportes Mas de Carga (mas, como é chamada) alugado pela Altavair, tornando-a a primeira companhia aérea da América do Norte e do Sul a voar no A330-200 P2F. Com esta aeronave convertida pela Elbe Flugzeugwerke (EFW) – uma joint venture entre a Airbus e a ST Engineering, a companhia aérea de carga se junta à família de operadoras Airbus na América Latina.

O A330-200 P2F (aeronave de passageiro convertida a cargueiro) é um membro da renomada família de aeronaves A330. O cargueiro pode transportar até 61 toneladas métricas e possui um alcance de até 4.200 milhas náuticas, o que aumentará muito os planos de expansão da transportadora de carga para novos mercados, incluindo a China, onde obteve certificação para voar no ano passado.

“Estamos ansiosos para que a mas se junte à família de operadores Airbus no México e experimente os benefícios de operar este cargueiro de nova geração. O A330-200P2F proporcionará à empresa uma operação altamente eficiente graças a sua maior capacidade de carga útil e alcance. Sua seção transversal de fuselagem otimizada oferece flexibilidade para transportar uma grande variedade de tamanhos de paletes e contêineres. A Airbus está confiante de que o A330-200 P2F apoiará com sucesso os planos de expansão da mas“, disse Arturo Barreira, Presidente da Airbus América Latina e Caribe.

Como uma aeronave moderna com tecnologia Airbus avançada, incluindo controles de voo fly-by-wire, o A330 oferece uma plataforma altamente capaz para conversão em cargueiro. Mais de 1.600 A330s foram encomendados, com mais de 1.300 entregues desde a entrada em serviço do A330 em 1994, fornecendo uma grande fonte de aeronaves para apoiar o programa de conversão por muitos anos.

“A mas aproveitará o aumento da carga útil e do alcance do A330 para expandir nossa presença global, aumentando os voos para a Europa e América do Sul, além de começar a voar para a China. A confiabilidade e o impacto ambiental reduzido do A330 P2F tornam a aeronave ideal para a empresa ter sucesso no mercado global de carga”, disse Luis Sierra, CEO da mas.

mas, sediada na Cidade do México, opera aeronaves de carga desde 1992. Em dezembro de 2018, lançou um ambicioso plano de expansão sob nova propriedade e gestão, com o Discovery Americas, um fundo de capital privado no México. A rede programada e fretada da mas abrange as Américas e agora tem a capacidade de expansão internacional com aeronaves de carga adicionais.

Assim como os programas de conversão mais recentes A321P2F e A320P2F, o A330P2F é uma colaboração entre a Airbus, a ST Engineering e a EFW, que lidera o programa, bem como os esforços de marketing e vendas. Para atender à crescente demanda por conversões de cargueiros, a ST Engineering e a EFW estabelecerão novos locais de conversão na China e nos EUA este ano e aumentarão a capacidade total de conversão de todos os seus programas Airbus P2F para cerca de 60 slots por ano até 2024.

Na América Latina e no Caribe, a Airbus vendeu mais de 1.100 aeronaves e tem uma carteira de pedidos de mais de 500, com mais de 700 em operação em toda a região, representando quase 60% de participação de mercado da frota em serviço. Desde 1994, a Airbus garantiu aproximadamente 70% dos pedidos líquidos na região.

Assessoria de Imprensa