Com o tema Resiliência, Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022 abre suas inscrições

Brasil

Durante a pandemia, a competição deu lugar à colaboração. O trabalho realizado com união e parceria foi e é fundamental para a travessia dos tempos desafiadores, e é nesse contexto que o tema Resiliência protagoniza o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022, que teve suas inscrições abertas nesta quinta-feira (24).

Com nova roupagem, a premiação atualiza critérios, traz luz ao que realmente faz a diferença nos dias atuais e amplia abrangência para abraçar iniciativas que reflitam em suas ações o mais profundo significado da resiliência, palavra tão falada nos últimos anos.

“Esta é uma edição muito especial do Prêmio, que reconhece o momento atual e a nova postura necessária do mercado. Além da resiliência, que foi vital para a superação do nosso setor, a premiação ressalta e valoriza a colaboração nas ações inscritas. Chegamos a este novo formato justamente a partir do trabalho conjunto e do envolvimento minucioso de todo o grupo formado pelos jurados de renome nacional e internacional, por parceiros técnicos, consultores especializados, além da diretoria da BRAZTOA, que está completamente alinhada para evidenciar a atuação responsável do turismo brasileiro, nos 17 ODS da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), e unir o setor em torno do propósito da sustentabilidade”, ressalta Marina Figueiredo, vice-presidente da BRAZTOA.

Entre as novidades está a inexistência de categorias. Hoje, os inscritos serão avaliados a partir de um ponto comum: a resiliência e seus resultados práticos. Quais foram as iniciativas sustentáveis adotadas em seu negócio ou destinos – de forma individual ou coletiva – que lhe permitiram sobreviver e se reinventar na pandemia e impactaram positivamente as pessoas, o planeta, e quais são seus resultados econômicos? Essa é a pergunta-chave que os interessados em se inscrever deverão responder.

O novo formato, que prima por uma abordagem integrada e criteriosa, foi construído coletivamente, a partir de reflexões e sugestões de especialistas que integram o corpo de jurados, e consolidado com o apoio de Rayane Ruas, Head of Intelligence da UP Soluções, empresa de consultoria que apoiará a realização da 9ª edição do Prêmio.

Ampliando seu escopo colaborativo, também pela primeira vez, o Prêmio contará com o suporte de universitários da USP, liderados por Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da EACH/USP. Os estudantes serão responsáveis por apoiar o processo de inscrição e pela pré-seleção das iniciativas mais aderentes, que seguirão posteriormente para análise dos jurados. O trabalho será realizado em duplas, para que a transparência e imparcialidade sejam garantidas.

“É com imensa satisfação que recebemos o convite da BRAZTOA para que estudantes pudessem participar de diferentes etapas do Prêmio em 2022, o que significa grande exposição aos desafios reais da adoção de práticas sustentáveis, ao contato constante com profissionais e à possibilidade de, rapidamente, compreender todo o setor de turismo brasileiro”, disse Mariana Aldrigui.

Os finalistas serão anunciados no dia 1de abril pelo corpo de jurados, que tem entre seus nomes Alexandre Garrido (ABNT/ISO), Ariane Janér (consultora), Vítor Pinheiro (PNUMA), Fernando Kanni (consultor), Helena Costa (UNB), Jéssica Kobaiashi (Senac), João Tasso (LETS), Mariana Aldrigui (USP/Fecomercio), Oliver Hillel (Convenção Diversidade Biológica – CDB), Rafaela Lehmann (Ministério do Turismo) e Ronald Sanabria (Rainforest Alliance).

Serão premiadas as cinco melhores inciativas e, a critério do júri, poderão ser feitas homenagens e oferecidas Menções Honrosas como reconhecimento às iniciativas que merecem destaque.

Todos os vencedores, além de serem reconhecidos publicamente na cerimônia de premiação com certificado de participação e troféu, receberão o selo “Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022”, que conta com a chancela de organizações representativas, como o Ministério do Turismo, de forma a poderem utilizá-lo publicamente – de acordo com regras predefinidas que receberão ao fim do processo – e também poderão integrar a Rede Braztoa de Sustentabilidade, composta pelos vencedores de todas as edições do Prêmio, jurados e representantes da entidade.

A BRAZTOA ainda promoverá a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa 2022, nos seus canais de comunicação e na mídia, por meio de sua assessoria de imprensa.  Além disso, os vencedores passarão a ser recomendados como parceiros de negócios para operadoras BRAZTOA e receberão voucher para participar como aluno de um minicurso da Academia de Excelência Braztoa com tema a ser definido pela entidade.

Os interessados terão até o dia 11 de março para se inscrever por este link e concorrer à tão esperada noite de premiação, marcada para 10 de abril, na Serra Catarinense. O evento tem o Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) como grandes parceiros, o Iberostar como patrocinador, além da SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e Ministério do Turismo, como apoiadores institucionais.

“A pandemia veio e interrompeu nossos projetos, mas como sonhos não se cancelam, apenas se adiam – e, muitas vezes, tornam-se melhores do que almejávamos – começamos a escrever um novo e inovador capítulo desta importante, atual e essencial parte da história da BRAZTOA e do nosso setor. Agradecemos a todos os parceiros que estão conosco nesta construção de um Turismo cada vez melhor”, finaliza Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022

Inscrições de 24 de fevereiro a 11 de março, por meio do link:

https://premiobraztoadesustentabilidade.questionpro.com

Parceiros: Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana)

Patrocínio: Iberostar

Apoiadores Institucionais: SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e Ministério do Turismo.

Agência Guanabara