Com apoio do Sebrae Paraíba, cidades do Cariri se unem para participar do Mapa do Turismo Brasileiro

Destaque Paraíba

Fortalecer e valorizar a cadeia produtiva do turismo no Cariri paraibano, divulgando os atrativos e as belezas da região para todo o país. Esse é o objetivo de diversos empresários e instituições, entre elas o Sebrae Paraíba, que se uniram para cadastrar os municípios da região no Mapa do Turismo Brasileiro que, entre outras funções, é o instrumento utilizado pelo governo federal para orientar a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas para o setor.  

De acordo com a gerente regional do Sebrae Paraíba no Cariri, Madalena Arruda, desde o ano passado a instituição está realizando diversas ações voltadas para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, especialmente através da Rota Cariri Cultural, que surgiu durante uma capacitação do Sebrae e hoje contribui para a divulgação do potencial turístico da região.

Como desdobramento desse trabalho em 2022, uma consultoria do Sebrae está orientando os municípios da região para a elaboração de seus planos estratégicos de turismo, essenciais para o cadastro no Mapa. São eles: Amparo, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Caraúbas, Camalaú, Coxixola, Congo, Gurjão, Monteiro, Prata, Serra Branca, Sumé, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Taperoá e Ouro Velho.

“Mais do que o cadastro na plataforma, a intenção é ter dados reais sobre o setor de turismo na região. Com isso, vamos categorizar as atividades e identificar o desempenho da economia do setor nos municípios do Cariri. É uma estratégia que permite identificar a direção correta no apoio para as políticas públicas direcionadas ao turismo, respeitando as características e a vocação do lugar, apresentando ao Brasil um turismo que vai além do sol e do mar”, concluiu Madalena Arruda.

Assessoria de Imprensa – foto: Leandro Vasconcelos