Inverno de Bariloche contará com voos diretos partindo de São Paulo e revitalização do Cerro Catedral

Mundo

Bariloche se prepara para a próxima temporada de inverno com grande expectativa de receber turistas brasileiros. Durante esta semana, autoridades do governo da cidade argentina e da Emprotur, entidade de fomento ao turismo, viajaram pela primeira vez ao Brasil desde o início da pandemia para encontros com agentes e operadoras de viagens.

Na quinta-feira (12), em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, foi anunciado o retorno dos voos entre Brasil e Bariloche, de forma direta e, também, ampliações no Cerro Catedral, principal centro de esqui da América do Sul.

Os voos sem a necessidade de escalas entre São Paulo e Bariloche serão operados pela Aerolíneas Argentinas. A previsão é de que sejam iniciados no mês de julho, durante o inverno, com quatro viagens semanais, saindo do aeroporto de Guarulhos.

Além dos voos diretos, a cidade também oferece conectividade aérea por meio dos aeroportos de Buenos Aires, Ezeiza e Aeroparque, que se conectam com as principais cidades brasileiras, sem a necessidade de longas esperas. Outra opção para este ano é fazer a conexão na cidade argentina de Salta, que também passa a contar com voos diretos a partir de Guarulhos.

Cenário do turismo de Bariloche

O cenário do turismo da cidade argentina é de otimismo, considerando o avanço da vacinação contra a Covid-19 pelo mundo, a retomada dos voos diretos de São Paulo e o contexto de crescimento da indústria no último ano.

Nas últimas temporadas de verão e inverno, Bariloche foi o destino argentino com maior crescimento e o mais requisitado do país. Agora, com a retomada dos voos diretos, há a expectativa do tão esperado reencontro dos turistas do Brasil com o inverno e a neve.

“Bariloche é modelo na Argentina no quesito de aplicação de políticas de cuidados sanitários”, explica o secretário local de Turismo, Gastón Burlón. “O destino foi o primeiro, na retomada, a receber turistas da Argentina e está entre os líderes nos programas de prevenção em serviços turísticos. Este inverno significará o retorno dos viajantes do Brasil, que encontrarão uma cidade em ampla expansão em sua infraestrutura urbana e recuperando sua conectividade aérea. Estamos preparados para que possam desfrutar de um local que oferece neve, atividades e beleza”, complementa Burlón.

Mesmo durante a pandemia do coronavírus, Bariloche manteve uma política ativa de comunicação com o Brasil. “Abrimos novos canais, com um novo site e novas contas nas redes sociais focadas no público brasileiro. Nós nos mantivemos ativos para motivar os turistas a nos visitar. Hoje, Bariloche é altamente competitiva em preços, oferece novos e tradicionais produtos todos os anos, e já estamos pensando em uma maravilhosa temporada de neve para este inverno”, destaca o diretor-executivo da Emprotur, Diego Piquin.

Modernização do Cerro Catedral

O Cerro Catedral, principal centro de esqui da América do Sul, também contará com importantes novidades para o inverno. A parte superior da montanha terá um novo meio de elevação (um teleférico quádruplo), novas pistas e a ampliação de um sistema de fabricação de neve. Isso permitirá aumentar em 25% a superfície esquiável da parte superior da montanha.

A revitalização da infraestrutura faz parte do programa de modernização do Cerro Catedral, que tem um investimento de US$ 22 milhões. A expectativa é que em 2023 a montanha tenha um novo teleférico sêxtuplo em sua base e novas encostas.

De acordo com a gerente de Comunicação do Cerro Catedral, Belen Jonson, o ponto turístico recebe cerca de 600 mil visitantes a cada inverno. Desse total, antes da pandemia, 20% eram brasileiros. A montanha possui atualmente 32 meios de elevação, mais de 120 quilômetros de pistas e dez pontos gastronômicos.

MAPA360