Festival de Verão Cidades Criativas inicia programação gastronômica com aula show de chef catarinense

Destaque Paraíba

O Festival de Verão Cidades Criativas, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, deu início, na manhã desta quarta-feira (16), à programação gastronômica. Abrindo as atividades do segmento, o evento promoveu uma aula show comandada pelo chef catarinense Narbal Correa. O Festival de Verão, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), segue até o próximo sábado (19).

A aula show aconteceu na faculdade Uninassau, parceira do festival. Por lá, Narbal Correa recebeu profissionais e estudantes da área de gastronomia, todos interessados em aprender com o chef, que tem cerca de 40 anos de experiência na cozinha.

Neste tempo, ele foi muito além dos restaurantes de Florianópolis, capital de Santa Catarina, somando experiências por diversos lugares do Brasil e do mundo. Para sua aula em João Pessoa, trouxe na bagagem muitos conhecimentos sobre o camarão, compartilhando diversas possibilidades de preparos como, por exemplo, utilizando apenas a cabeça do animal.

Como destaque, o chef apresentou uma receita que já é bastante conhecida e comercializada em Florianópolis: o coquilles. Geralmente, é um prato servido em uma concha, tendo como iguaria principal o camarão, o siri ou a lagosta.

“Decidi, aqui na Paraíba, dar um toque regional, apostando no camarão, já que o estado é o terceiro maior produtor do país, agregando ainda o caju, que também é muito comum no Nordeste”, explicou. O coquilles leva também molho branco, nata, palmito, queijo ralado e castanha de caju. Depois de gratinado, está pronto para ser servido.

Unesco – A participação de Narbal Correa não aconteceu por acaso. Ele veio como representante de Florianópolis, que integra a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, no campo da Gastronomia. “Não é a primeira vez que fazemos esse intercâmbio com João Pessoa. Viemos aqui para aprender. A capital paraibana tem um potencial muito grande. Ficamos encantados com o trabalho desenvolvido no artesanato, que é o segmento da cidade. E tudo isso com o apoio da prefeitura, que é muito importante”, destacou Anita Pires, ponto focal do programa Florianópolis Cidade Criativa.

Festival – Realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e da Fundação Cultural (Funjope), o Festival de Verão teve início nesta terça-feira (15), oferecendo uma vasta grade de atividades que envolvem dança, música, teatro, culturas populares, oficinas, seminários, intervenção urbana, gastronomia e artesanato.

De acordo com a diretora de economia criativa da Sedest e ponto focal de João Pessoa na Rede de Cidades Criativas da Unesco, Marianne Goes, o objetivo do projeto é revelar talentos, estimular a criatividade e divulgar o que de melhor João Pessoa oferece como oportunidades para quem acredita em si mesmo.

“Até o fim de semana, continuaremos reunindo representantes convidados das Cidades Criativas do Brasil, para compartilhar suas experiências mais exitosas, promovendo uma grande onda de cooperação e intercâmbio”, destacou.

A programação gastronômica segue nesta quinta-feira (17), com aula show da chef Georgia Biason Joufflineau, de Paraty, Rio de Janeiro. O encontro acontece às 10h, também na Uninassau, e é aberto ao público.

Programação completa – Para conferir a programação completa do Festival de Verão Cidades Criativas, basta acessar o link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/festivalcidadescriativas-programacao.pdf .

Secom João Pessoa