Conselho Mundial do Artesanato faz visita técnica a Monteiro até esta sexta-feira (18)

Destaque Paraíba

Representantes do Conselho Mundial de Artesanato estão promovendo, até esta sexta-feira (18), uma visita técnica ao município de Monteiro, localizado no Cariri paraibano. Candidata ao título de Cidade da Renda Renascença no Brasil, a iniciativa conta com apoio do Sebrae Paraíba, da Prefeitura Municipal, de representantes acadêmicos e da iniciativa privada. Nenhuma cidade do país possui esse título.

O consultor credenciado ao Sebrae Paraíba, Eduardo Barroso, explicou o que será feito durante a visita técnica. “Os representantes poderão ver as características da cidade, as condições, os ativos e levantarão informações que serão cotejadas com o dossiê. A expectativa é que Monteiro possa mostrar que merece o título da Cidade da Renda Renascença no Brasil. Com isso, ganhará uma visibilidade planetária, favorecendo o intercâmbio e abertura de novos mercados”, afirmou.

Um dos locais que será visitado pelo grupo é o Centro de Referência da Renda Renascença (CRENÇA), criado com a proposta de valorizar a renda renascença e de contribuir, por meio de orientação e capacitação, para a sua preservação histórica e cultural. Inaugurado oficialmente em novembro do ano passado, o CRENÇA funciona em um prédio histórico no centro da cidade, beneficiando cerca de três mil artesãos da região.

Para a gerente da agência regional do Sebrae Paraíba em Monteiro, Madalena Arruda, a visita representa um momento histórico para a cidade e é um dos resultados do trabalho iniciado no começo dos anos 2000, com o Pacto Novo Cariri. “Depois de 20 anos, temos colhido vários frutos no decorrer deste caminho, a exemplo de ações como o CRENÇA e o acesso a mercados internacionais. Agora, em vez de irmos, eles estão vindo até Monteiro. A cidade, com o selo, será um portal de entrada para o mundo enxergar nossas potencialidades e valorizar nosso artesanato, trazendo maior poder de competitividade. Esta é uma grande oportunidade para sermos, mais uma vez, vitrine para o mundo”, destacou.

A comitiva é composta pela presidente do Conselho Mundial de Artesanato para a América Latina, Bárbara Velasco; pelo diretor executivo do Conselho, Alberto Bertolaza; e pela representante do Conselho Mundial do Artesanato da Europa, Laura Miguel Baumann. Antes da visita técnica, os representantes do órgão participaram do Seminário Técnico Políticas Públicas para o Artesanato, atividade do Festival de Verão Cidades Criativas, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Assessoria de imprensa