Instituto iungo alcança 180 mil educadores com ações de formação em todo o Brasil

Cotidiano

O Instituto iungo – organização sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento profissional de professores – completa dois anos neste mês de março, com cerca de 180 mil educadores impactados por suas ações de formação docente.

O alcance foi possível por meio de iniciativas online, utilizando inclusive ferramentas acessíveis como o WhatsApp, para oferecer formação aos professores. Em 2021, educadores de todos os estados do Brasil participaram de cursos, como por exemplo, o “Repensando o Currículo”, programa gratuito realizado pelo iungo em parceria com o Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP.

Outro aspecto essencial para ampliar a escala e relevância das iniciativas iungo foi o trabalho conjunto com redes públicas de ensino. Já são 12 Secretarias Estaduais de Educação parceiras do programa Nosso Ensino Médio, focado na formação de professores para os novos currículos desta etapa de ensino. Somados, estas 12 redes estaduais detêm mais de 50% das matrículas e dos docentes de Ensino Médio do país.

No ambiente digital, foram 388 mil visualizações em vídeos para educadores, 55 mil downloads de materiais pedagógicos e 660 mil acessos às plataformas do iungo e de suas iniciativas.

“Apostamos muito no viés multiplicador de todos esses projetos, que visam justamente fazer com que os educadores também levem adiante o conhecimento adquirido a outros pares”, explica Paulo Emílio Andrade, Diretor de Educação do iungo. Ele atribui a isso o rápido alcance com que as atividades do instituto chegaram a todas as regiões do país, ao longo desses dois anos.

“O investimento na formação do professor torna mais abrangente o alcance das ações promovidas. Os estados onde a nossa atuação já se faz presente reúnem mais de 4,2 milhões de alunos de Ensino Médio (54% do total do país). Isso para nós é extremamente relevante, pois mostra a amplitude desse universo, que pode ser rapidamente alcançado pelo nosso trabalho”, completa Andrade.

Pauta Comunicação