A rede hoteleira de Alagoas (AL) tem crescido em um ritmo que já coloca o estado em destaque em nível nacional e até internacional na retomada da economia no início do pós-Covid-19. Um dos grupos mais tradicionais do Nordeste, o MME Hotéis – Maceió Mar Empreendimentos, mal inaugurou uma nova unidade na capital alagoana – o Ipioca Beach Residence & Resort -, aberto ao público durante o Carnaval, anunciou o projeto de construção de um resort na cidade de Maragogi, um dos destinos mais procurados do litoral nordestino.
Adriana Vasconcelos, diretora comercial do MME, revelou que o novo empreendimento, que se chamará Mar Resort e adotará o sistema de all inclusive, terá as obras iniciadas no segundo semestre de 2022, com abertura prevista para meados de 2025. O projeto prevê a construção de 320 unidades habitacionais. O valor do investimento ainda está na prancheta e a executiva preferiu não informar por enquanto.
O Ipioca Beach teve inauguração da primeira etapa do projeto, com a disponibilidade de 128 apartamentos. O empreendimento contará ainda com mais 128 unidades habitacionais, a partir da construção do Maceió Mar All Inclusive Resort, que será inserido no complexo hoteleiro, previsto para entrega no primeiro semestre de 2023.
O grupo MME está participando do Workshop da Masterop Operadora e recebeu algumas comitivas de agentes de viagens no Ipioca Beach para uma feijoada. Adriana Vasconcelos não esconde o otimismo com o atual momento do turismo alagoano e projeta crescimento em um ritmo mais acelerado. O grupo investiu em parceria com a RCI, empresa que adotou o conceito de intercâmbio de férias, ampliando a sua participação no mercado hoteleiro, a partir de 2011, quando o Maceió Mar Hotel foi inserido no sistema multipropriedade.
O grupo tem uma estrutura que engloba o Maceió Mar Hotel, na praia de Ponta Verde; o Acqua Suítes, na praia de Pajuçara; o Acqua Inn (hotel econômico e que será administrado pela rede a partir de abril); e o Ipioca Beach Residence & Resort. Ao todo, atualmente, são oferecidas 868 unidades habitacionais, que passarão a ser 1.133 a partir de 2023 com a inauguração do resort de Maragogi. Hoje, o maior grupo hoteleiro de Alagoas e um dos maiores do Nordeste.
Tradição de empreendedorismo no DNA
O MME segue a tradição de empreendedorismo adotada pelo patriarca do grupo, Luiz Vasconcelos – já falecido. A veia empreendedora passou a ser um de seus legados. Adriana Vasconcelos, filha de Lula, fala com orgulho do pai e anunciou que será inaugurado um boulevard com 700 metros no Ipioca Beach, que levará o nome dele.
O Workshop da Masterop está sendo realizado até este sábado (26), no Centro de Convenções de Maceió. A executiva lembra que a parceria com a operadora é antiga e que promoveu a primeira feijoada para 80 agentes de viagens do grupo, no Maceió Mar. O eventos está em sua sexta edição. Atualmente, cerca de 600 agentes de viagens do Nordeste participam do evento, em uma demonstração de crescimento e evolução do turismo alagoano.
A diretora do MME destaca que o turismo de Alagoas tem apresentado crescimento constante, resultado da parceria que vem sendo desenvolvida entre os poderes público e privado. Nesse sentido, ela enaltece as ações de capacitação do destino, a presença de influenciadores digitais na cidade e a um projeto de infraestrutura da cidade, que tem melhorado o ambiente da capital a partir de remodelagem da orla marítima, segundo ela, uma das mais bonitas do país, com águas cristalinas, mornas e balneáveis.
Sobre a presença de turistas, Adriana Vasconcelos aponta São Paulo e interior como o maior emissor, seguido dos estados do Sul e Sudeste. No Nordeste, o destaque é para a presença dos pernambucanos e baianos. No mercado internacional, os próximos meses serão importantes para ver qual a maior demanda, a partir do voo da TAP Portugal, que está retornando a Maceió com operação vinda de Natal (RN).
Fábio Cardoso