Plano de Regionalização: João Pessoa é certificada e integra Mapa do Turismo Brasileiro 2022

Destaque Paraíba

A cidade de João Pessoa está integrando oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro 2022. A Capital paraibana foi a primeira do Estado a concluir a atualização do documento, que faz parte do Plano de Regionalização do Turismo.

A iniciativa foi elaborada pelo Ministério do Turismo, que divulgou na última segunda-feira (28), o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.

O mapa do turismo é uma ferramenta importante para definir as estratégias de atuação do Ministério do Turismo na formulação de políticas públicas para o setor. Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, a ação da Setur-JP mostra que a Prefeitura de João Pessoa – por meio da Secretaria – tem trabalhado a gestão do Turismo com foco na regionalização. “No Mapa, teremos mais acesso a oportunidades que o Ministério do Turismo vem trabalhando, como programas de financiamento e a participação em programas estruturantes”, pontuou.

Regionalização – A regionalização do turismo é um dos objetivos da Política Nacional de Turismo, instituída pela Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, e uma das diretrizes do Plano Nacional de Turismo (PNT), sendo o Mapa do Turismo Brasileiro uma de suas estratégias de implementação. A última atualização do instrumento foi lançada pelo MTur em 2019, reunindo 2.694 cidades e 333 regiões turísticas.

Secom João Pessoa