Período da Páscoa impulsiona vendas de chocolates e doces criativos

Cotidiano

Datas comemorativas são momentos em que empreendedores podem testar novas ideias ou aqueles que desejam empreender podem aproveitar para verificar a viabilidade e aceitação do produto. É o que avalia o analista técnico do Sebrae Paraíba, Alex Teixeira, que afirmou que, durante períodos como o atual, empreendedores do ramo da gastronomia podem criar e adaptar doces e guloseimas incrementando com chocolate.

Quem pensaria em unir, em um ovo de páscoa, chocolate e pipoca? Essa foi a criação da empreendedora Maraisa Lanzelloti, da Pipoca Gourmet Maricota. “Toda comemoração é sugestiva. Partindo desse princípio, não foi difícil idealizar (o ovo de pipoca). Todo ano tentamos inovar ao máximo, sempre levando uma novidade para nossos clientes. Eles merecem sempre o melhor que podemos oferecer”, afirmou.

Microempreendedora individual, a empresa existe há cinco anos e o produto inovador tem sido bem aceito pelo público. “Quem conhece a Maricota, sabe que somos sinônimo de qualidade no mercado. Acredito que todo empreendedor tem por obrigação inovar continuamente, e não apenas em datas comemorativas”, enfatizou.

Outra criação diferenciada do período foi feita por Amanda Guttiery, da “Suspirando Amores”. A empreendedora, ainda em processo de formalização, produz, normalmente, suspiro, pipoca gourmet e algodão doce no copo.

No entanto, com a chegada da Páscoa, é possível encomendar ovos trufados, barra trufada, ovos de colher para crianças, suspiro temático com recheio de chocolate e pipoca gourmet. Ela contou que teve a ideia do suspiro temático ao pesquisar doces gourmets diferenciados na internet. “Em épocas comemorativas, eu produzo os suspiros e os doces da época, como os ovos de páscoa. A aceitação dos clientes está acima do esperado, principalmente com suspiro, que é um doce diferente do comum e com o preço mais acessível”, destacou, acrescentando que o chocolate é um produto versátil.

“Com ele, você pode trabalhar em diversos nichos, como ovos simples, caixa de bombom, trufas, pirulitos temáticos, ovos de colher, mini ovos, etc. O que irá diferenciar você de outro empreendedor é entregar para o cliente um produto diferenciado no sabor, na embalagem e na aparência, além de um bom marketing”, enfatizou a doceira.

Oportunidade
A produção de chocolates e derivados do cacau é uma das alternativas de negócios para muitos brasileiros. O número de novos empreendimentos formalizados no país só cresce, principalmente neste período de Páscoa. No ano passado, o setor teve um incremento de 2.397 novas empresas formalizadas no Brasil, um aumento de 57% em comparação com o ano anterior.

“As pessoas podem usar datas comemorativas como forma de começar a empreender ou de testar ideias. Quem tem habilidade com doces e chocolate, pode usar a criatividade durante a Páscoa e ter mais uma fonte de renda no período. Também é possível, a partir disso, analisar a aceitação do público e o mercado, podendo dar seguimento à ideia com planejamento e verificação da viabilidade do negócio, tornando uma renda até então sazonal em permanente”, analisou Alex Teixeira.

Assessoria de imprensa