João Pessoa participa de eventos alusivos ao Dia Mundial da Criatividade, nesta quarta-feira

Destaque Paraíba

A partir desta quarta-feira (20) até sexta-feira (22), João Pessoa sedia uma série de atividades colaborativas alusivas ao Dia Mundial da Criatividade – World Creativity Day. Esses eventos acontecem simultaneamente em 100 cidades brasileiras e em mais de 19 países, tornando-se o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, com a participação de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros que ajudam a construir uma programação inédita e totalmente gratuita. O tema deste ano será ‘Celebrar a Vida’.

Na Capital paraibana, a programação terá início às 9h, com a abertura do Seminário Municipal de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação, no auditório do Sebrae. A programação contempla diferentes formatos de atividades como palestras, debates, apresentações culturais, oficinas, exposições, feiras criativas e workshops.

Na oportunidade, serão apresentados os melhores resultados de João Pessoa na Rede de Cidades Criativas da Unesco, seguido de um debate sobre ‘Políticas Públicas para negócios criativos e inovadores’. Ainda nesta quarta-feira, será apresentado o case Folia de Rua, abordando o aspecto da criatividade.

O evento chega à sua 5ª edição. A data entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, e tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável. “A nossa intenção é democratizar e desmistificar a criatividade, encorajando as pessoas, organizações e governos a utilizarem seu potencial criativo, buscando novas maneiras de lidar com antigas e novas questões, gerando recursos e soluções”, pontuou Ferdinando Lucena, porta-voz da World Creativity Organization, em João Pessoa.

Entre os parceiros colaborativos que apoiam o projeto estão o Sebrae, Convention Bureau de João Pessoa, Governo da Paraíba, por meio da Funesc, Prefeitura de João Pessoa, por meio da Setur, Sedest e Secitec, Colégio Marista Pio X, Aguiar Gestão Criativa, Jadai Eventos, Guize Produções, UP personalizados, Grupo Globo – Rede Paraíba de Comunicação e a Rede de Cidades Criativas da Unesco.

“A nossa intenção é democratizar e desmistificar a criatividade, encorajando as pessoas, organizações e governos a utilizarem seu potencial criativo, buscando novas maneiras de lidar com antigas e novas questões, gerando recursos e soluções”, pontuou Ferdinando Lucena, porta voz da World Creativity Organization, em João Pessoa.

Programação em João Pessoa

Dia 20 de abril (Local: Auditório do Sebrae)

Seminário Municipal de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação
09h às 09h30 – Abertura
09h30 às 10h – Os melhores resultados de João Pessoa na Rede de Cidades Criativas da Unesco
10h10 às 10h40 – Políticas Públicas para negócios criativos e inovadores
10h50 às 11h30 – Palestra do Zero ao Milhão
11h40 às 12h10 – Empreendedorismo Criativo
14h às 14h30 – Apresentação Cultural
14h30 às 15h10 – Criatividade no Folia de Rua
15h10 às 15h40 – Projeto Integrado: Economia Criativa no Nordeste
15h50 às 16h20 – O poder do Design para os negócios e as cidades criativas

Dia 21 de abril (Local: Celeiro Criativo)

Celeiro Espaço Criativo – Atividades para adultos e crianças
15h – Mostra Cultural no Balaio / Exposição Celeiro / Oficina de Papietagem
16h – Papo Criativo / Contação de estórias / Oficina de Origami
17h – Oficina de Mágica
17h30 – Roda de Conversa: Moda na Paraíba

Dia 22 de abril (Local: Espaço Cultural)

Tarde criativa – Criar, Empreender e Inovar
14h – Abertura com Apresentação Cultural
14h30 – Oficinas de saúde criativa, robótica, arte circense, corpo e movimento
15h45 – Intervalo
16h – Apresentação do Action Marista
16h30 – Apresentação da Orquestra Armorial Ariano Suassuna
17h – Encerramento

Secom João Pessoa