CBTU-JP entra na Justiça para reintegração de posse de área invadida à beira da linha no bairro do Jacaré

Cotidiano

Um problema social extremamente grave deve cair no colo do prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, brevemente. A CBTU-JP (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) ingressou na Justiça Federal com um pedido de reintegração de posse de uma área no bairro do Jacaré, na cidade portuária. Nessa área, dezenas de famílias invadiram e construíram barracas a menos de 15 centímetros da linha do trem. Para passar pelo local – numa extensão de 500 metros -, os maquinistas são obrigados a reduzir a velocidade das composições, além de buzinar para alertar aos moradores para evitar acidentes. A comunidade foi batizada de ‘Vila Feliz’.

O problema não é de desconhecimento da prefeitura. O Ministério Público já fez uma convocação para que representantes da prefeitura e da CBTU se sentassem para buscar uma solução imediata, sem lograr êxito. Apesar de já haver a judicialização, a prefeitura, conforme a reportagem apurou, afirma que não tem como deslocar todas famílias do local pelo simples fato da cidade não ter uma área disponível para essa transferência.

Uma fonte do TURISMO EM FOCO informou que a invasão naquele trecho tem sido motivo de muita preocupação por parte da CBTU-JP, pelo fato de colocar em risco a vida desses moradores. Há muitas crianças e, tecnicamente, pela estrutura da linha, caso alguma delas invada os trilhos, não há tempo suficiente da composição parar. Os maquinistas trabalham diariamente com muita tensão quando passam por aquele trecho.

Ainda conforme a fonte, a CBTU-JP está buscando uma solução o mais rápido possível, porque, a cada dia, mais barracos são instalados, com mais famílias morando naquele trecho, criando ainda mais dificuldade de solução do problema.

Fábio Cardoso