Mudança no comando do 1° Grupamento de Engenharia, em João Pessoa

Paraíba

Na noite desta quarta-feira (27), às 19h, ocorrerá o Cerimonial Militar de Passagem de Comando do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) – do General de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho para o General de Brigada Guilherme Langaro Bernardes. O evento será realizado no pátio de formaturas deste Grande Comando.

O Comandante sucedido, General Marcelo, foi nomeado para o cargo de Chefe do Centro de Doutrina do Exército, em Brasília (DF). O novo Comandante do 1º Gpt E, General Bernardes, anteriormente, exercia a função de Chefe do Estado-Maior do 2° Grupamento de Engenharia, localizado na cidade de Manaus (AM).

História do 1º Grupamento de Engenharia

O 1º Grupamento de Engenharia é o órgão responsável por apoiar as Operações conduzidas pelo Comando Militar do Nordeste, além de realizar a gestão das operações de engenharia em cooperação com outros órgãos, das obras militares, de questões relacionadas ao meio ambiente e do patrimônio imobiliário jurisdicionado ao Exército Brasileiro no âmbito deste Comando Militar de Área.

A criação deste grande comando data de 1955, pelo Decreto nº 37.221, de 27 de abril. Ocupou sede provisória em Campina Grande (PB) e em Natal (RN) antes de estabelecer sede definitiva na cidade de João Pessoa (PB).

Atualmente, as Organizações Diretamente Subordinadas ao 1º Gpt E são as seguintes:
– 1º Batalhão de Engenharia de Construção (Caicó/RN);
– 2º Batalhão de Engenharia de Construção (Teresina/PI);
– 3º Batalhão de Engenharia de Construção (Picos/PI);
– 4º Batalhão de Engenharia de Construção (Barreiras/BA);
– 7º Batalhão de Engenharia de Combate (Natal/RN);
– Companhia de Comando do 1º Grupamento de Engenharia (João Pessoa/PB);
– Base Administrativa da Guarnição de João Pessoa (João Pessoa/PB); e
– Comissão Regional de Obras da 7ª Região Militar (Recife/PE).

Assessoria de imprensa