Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré recebem ação de limpeza de praia para fortalecer o combate ao lixo no mar

Brasil

Neste sábado (30), a partir das 8h, o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto TerraMar (GIZ/MMA), realizará, em parceria com o Consórcio Portal Sul, prefeituras e Secretarias de Meio Ambiente locais, mutirões de limpeza de praia em Sirinhaém, na Praia de Barra de Sirinhaém, em Rio Formoso, na Praia do Reduto, e em Tamandaré, na Praia do Forte. A ação integra esforços para implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM).

O mutirão tem por objetivo a melhoria da qualidade do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das pessoas, além de promover a conscientização e mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos nas cidades. Os resíduos das áreas de areia e restinga da praia serão coletados pela equipe organizadora e por grupos de voluntários locais.

Após a coleta, será feita uma triagem do material recolhido e os dados obtidos serão registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, de forma a integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente. As informações geradas na ação de limpeza permitem avaliar e monitorar os tipos de material encontrado e identificar suas possíveis fontes e origens, de forma a orientar políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos nas cidades.

Os mutirões de limpeza são ações que permitem o fortalecimento de parcerias entre instituições públicas, privadas e sociedade civil na agenda do Combate ao Lixo no Mar. Esta ação, realizada em municípios dos estados de Alagoas e Pernambuco (região da Costa dos Corais), é promovida pelo MMA, no âmbito do Projeto TerraMar, uma parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade – ICMBio e a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH.

Combate ao Lixo no Mar O Plano de Combate ao Lixo no Mar, inédito no país, foi lançado pelo MMA em março de 2019. A estratégia contempla ações que vão desde a gestão de resíduos sólidos até ações de limpeza de praias, rios e mangues, com gestão dos resultados para melhoria contínua, com o objetivo de aprimorar a qualidade ambiental nas cidades e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Assessoria de imprensa