Calendário Nacional de Eventos tem apenas 44 eventos juninos cadastrados; três da Paraíba

Destaque Paraíba

Faltando menos de um mês para o início de alguns dos principais festejos juninos do país, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo contabiliza apenas 44 festas cadastradas. O Ministério do Turismo avalia que o número ainda é tímido frente aos registros realizados nos anos pré-pandemia, mas mostram o aquecimento da retomada dos grandes eventos. Para conferir a lista clique AQUI.

Desses 44 eventos cadastrados, apenas três serão na Paraíba: o Maior São João do Mundo, de Campina Grande; o Arraiá da Bagaceira, em Nazarezinho; e o Festival São João na rede, que será realizado em João Pessoa. 

“É fundamental que os responsáveis por esses festejos juninos credenciem seus eventos junto ao Ministério do Turismo para que possamos ter a grandeza dessa retomada e pensar em ações que possam auxiliar os realizadores das festas”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Dos eventos juninos cadastrados até esta quarta-feira (11), 29 serão realizados no Nordeste, sendo sete no Rio Grande do Norte; seis em Pernambuco e na Bahia; três na Paraíba; dois no Maranhão e Piauí, um no Ceará, no Piauí, em Sergipe; e em Alagoas. Em São Paulo, serão cinco eventos: No Tocantins serão quatro eventos; no Mato Grosso do Sul, dois; e um no Pará, Roraima, Sergipe e Espírito Santo.

Para inscrever uma festa gratuitamente no Calendário, o usuário deve acessar o site e incluir os dados do solicitante e do evento. Depois, é só clicar em “submeter” e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur. Se aprovado, o evento é incluído no Calendário e fica visível para milhares de pessoas.

Entre os eventos que podem ser inseridos no Calendário estão os que pertencem às categorias artística, cultural e folclórica, religiosa, rural, cívica, gastronômica e esportiva.

Fábio Cardoso