Prefeito de Campina Grande garante que haverá festa junina no Distrito de Galante, com o Trem do Forró

Destaque Paraíba

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, revelou que a prefeitura está em tratativas para a promoção do Trem do Forró, que faz a linha até o distrito de Galante, cerca de 20 km da cidade. Apesar das dificuldades e do alto investimento, o prefeito afirmou que a festa de Galante será realizada como nos moldes antes da pandemia da Covid-19.

Há duas semanas, o TURISMO EM FOCO teve informações exclusivas, dando conta da inviabilidade da promoção do Trem do Forró. Técnicos da CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos – estiveram fazendo uma vistoria no percurso e constataram um estado de abandono absurdo por parte da empresa que administra aquele trecho. Apesar de disponibilizar os vagões, a Companhia não tem responsabilidade alguma pela manutenção daqueles trilhos. Entre os problemas constatados estão o arrombamentos de aterro, construções ilegais próximas aos trilhos, instalações de barracos, alguns em cima dos trilhos, entre outros problemas.

O investimento estimado seria de R$ 15 milhões e, mesmo que o projeto de recuperação do trecho fosse iniciado agora, não daria tempo de ser concluído.

A reportagem manteve contato com a CBTU, que informou ainda não ter sido registrado qualquer contato da prefeitura de Campina Grande para discutir a implementação do Trem do Forró.

Fábio Cardoso