Connection inicia com solenidade e atividades na Rua Coberta e Palácio dos Festivais

Brasil

Com uma cerimônia que uniu uma recepção calorosa a experiências, a quinta edição do Connection foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (11), em Gramado. A solenidade iniciou com welcome drink na Rua Coberta e teve seu momento alto no glamouroso Palácio dos Festivais, onde os participantes tiveram o primeiro contato com a atmosfera do evento, que segue com uma programação intensa até sexta-feira (13).

Ao todo são mais de 550 inscritos no Connection de forma presencial, além das pessoas que acompanharão os conteúdos de forma online de diferentes lugares do Brasil. Já em sua cerimônia de abertura, o evento destacou o objetivo de evidenciar a importância da cultura e do cinema para o fomento turístico e desenvolvimento de destinos, sendo este um de seus principais motes nesta edição.

O público foi recebido no Palácio dos Festivais com um número conduzido pelo mágico Mateus Di Macedo. Na sequência, o ator Werner Schunemann assumiu a condução da solenidade e falou sobre a sua relação com o cinema e com o Rio Grande do Sul, palco de muitas produções cinematográficas que participou em sua carreira. Também foi destacada a homenagem que o Connection faz aos 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, comemorados em 2022.

Vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi salientou a importância do Connection para fortalecer os debates em cima de três áreas que, segundo ele, foram fundamentais para a consolidação de Gramado. “A junção entre cultura, cinema e turismo é fantástica e faz parte da história do nosso município, que há cinco décadas saiu de uma pequena cidade para se tornar um grande destino. Parabenizamos o Connection pela iniciativa e desejamos a todos um evento enriquecedor”, comentou Barbacovi.

O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub, esteve representando o governador Ranolfo Vieira Jr. e reforçou a relação de parceria construída entre o Estado e o Connection. “Já fomos, somos e tenho certeza que também seremos parceiros nas próximas edições. O Connection vem para que a gente possa discutir as ideias e a conexão do turismo em seus diferentes segmentos. Acredito que podemos, através do turismo, desenvolver o nosso estado como um todo”, pontuou Ayub.

Após as falas das autoridades, o público acompanhou a exibição do filme “Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes”, premiado no Festival de Cinema de Gramado em 2019. A experiência foi uma mostra do que o Connection promete entregar aos seus participantes durante os dois dias de evento.

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Connection, subiram ao palco e abriram os discursos da noite. “Estamos abrindo uma janela para novas conexões, para novas oportunidades, para novos aprendizados. O Connection é um evento inventivo e criativo, que nasceu durante a pandemia para oportunizar que o mercado de viagens continuasse a pensar e a refletir como seria a atividade na retomada. Foi um experimento que deu certo e chegamos agora à quinta edição em dois anos”, disse Marta Rossi.

A programação segue nesta quinta-feira (12), a partir das 9h, no Palácio dos Festivais. Mais informações no site www.festurisgramado.com/connection.

Confira a programação completa desta quinta-feira (12)

9h – Gramado: De Uma Cidade De Veraneio Para O Mundo Através Da Sétima Arte

Palestrante:‍ Rosa Helena Volk, Secretária de Turismo de Gramado e Presidente da GramadoTur.

9h25 – Festival De Punta Del Leste: Uma História De Sucesso

Palestrante: Jorge Céspedes, ‍Diretor-Geral de Cultura da Intendência de Maldonado.

9h55 – Santos Criativa – City Of Film: A Experiência Da Cidade Unesco Do Audiovisual

Palestrantes:‍ Vanessa Lombardi, Presidente do Santos Convention & Visitors Bureau; Raquel Pellegrini, Chefe do Departamento de Cinema da Secretaria de Cultura de Santos.

10h15 – Como A Film Commission Pode Ajudar A Promover Um Destino Turístico? 

Palestrante: André Faria, Diretor Executivo da Rede Brasileira de Film Commissions (REBRAFIC).

10h45 – Caso De Sucesso Das Telas E Dos Palcos Para O Mundo Do Turismo: Como A Tematização De Empreendimentos Pode Se Tornar Um Ótimo Negócio

Palestrante: Roger Wingert, CEO do Grupo Unity, responsável pelas marcas Pizzaria Scur, Cara de Mau e Gatzz Dinner Show.

11h05 – Turismo Cinematográfico

Moderador: Zeca Brito (Cineasta e Diretor do IECINE – Instituição da Secretaria da Cultura do RS).

Painelistas: Joana Braga (Coordenadora de Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre/Porto Alegre Film Commission); Carlos Alves (Diretor Presidente do Grupo Record RS).

11h45 – Cultura, Cinema E Turismo – Qual O Legado?

Painelistas: Cláudia Mara Borges (Diretora Geral da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul), Werner Schünemann (Ator, diretor e roteirista) e Thiago Lacerda (Ator e dublador).

*Grade temática sujeita a alterações.

Assessoria de imprensa – Fotos: Rafael Cavalli