Prefeita Karla confirma que Gurugi vai ganhar um novo espaço dedicado as atividades culturais da região

Paraíba

“Gurugi é quilombo, exala cultura”. Foi com essa frase que a prefeita de Conde, no litoral Sul da Paraíba, Karla Pimentel, anunciou durante a Audiência Pública do Orçamento Democrático Municipal em Gurugi que a região vai ganhar uma extensão do Núcleo de Cultura, para atender a população local.

O novo Núcleo de Cultura vai funcionar no prédio da Escola Municipal Albino Pimentel, que será desativado com a construção da nova escola, que já tem reserva em caixa no valor R$ 4 milhões, de recursos próprios e fará parte do complexo educacional junto à nova Creche, cosntruída por meio de um convênio já assinando com o Governo do Estado.

“Não vamos demolir o prédio da Escola Albino Pimentel, vamos transformar o espaço no Núcleo de Cultura e Gurugi precisa deste ponto de apoio. O Gurugi é cultural, o Ipiranga é cultural, nós estamos falando de quilombo e isso precisa ser respeitado, então nada mais justo que direcionar um espaço para o desenvolvimento da cultura local”, afirmou a Prefeita.

O Conde é um município com ampla diversidade cultural e étnica. São três quilombos, três aldeias indígenas, além dos assentamentos. Com a descentralização dos espaços de cultura, a população vai poder ter acesso a história de sua região, desde as danças indígenas, como o Toré, as Lapinhas e o tradicional Coco de Roda.

Secom Conde