Aeroporto João Suassuna terá recorde de movimentação e Aena estima crescimento de 74% comparado a junho de 2019

Destaque Paraíba

O presidente da Aena Brasil, Fernando Santiago Yus Sáenz de Censano, e uma comitiva da empresa, esteve reunido com a diretoria e associados do Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes de Campina Grande – SindCampina para apresentar os principais resultados obtidos desde que a empresa assumiu o controle das operações do Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, bem como a estimativa de pousos e decolagens que deverão acontecer nos meses de junho e julho. 

Segundo Santiago, o que vem sendo aguardado é a duplicação da capacidade apresentada durante o período junino de 2019 em razão da maior oferta de voos das companhias aéreas. “A Gol vai ampliar a oferta de voos em dois meses e a Azul, que já está trazendo mais três voos durante toda a programação, o que possibilita trazer ainda mais pessoas para Campina Grande nos meses de junho e julho”, disse o presidente da Aena Brasil.

O otimismo de Santiago pode ser observado também na estimativa de crescimento com base em estudos técnicos desenvolvidos pela própria empresa. Em junho de 2019, pelo menos 12.290 passageiros passaram pelo Aeroporto João Suassuna e estima-se que, para o mesmo período deste ano, esse número cresça em 74%, ou seja, 22.478 passageiros entre embarques e desembarques. 

Já durante o mês de julho, a estimativa do presidente da Aena é de que 23.956 pessoas passem pelo aeroporto de Campina Grande, o que, segundo a empresa espanhola, corresponde ao crescimento de 88% do que foi verificado em julho de 2019.

“Estamos num período de investimentos muito forte aqui em Campina Grande. Já iniciamos as obras de melhorias estruturais e até junho de 2023 temos o desafio de duplicar a capacidade e trazer conforto para todos os nossos passageiros e também mais segurança para todas as nossas operações”, enfatizou Santiago. 

Potencial do Maior São João do Mundo

Empenhada em trazer turistas para conhecer o principal atrativo turístico da Paraíba – o Maior São João do Mundo -, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem acompanhado e participado das conquistas que envolvem toda a cadeia produtiva da cidade, o que têm garantido a retomada mais intensa da economia após um longo período amargando prejuízos por conta da pandemia.   

“É uma colheita do trabalho que a gente já vinha desenvolvendo em plena pandemia. Não paramos de realizar capacitações junto com as operadoras de turismo. No ano passado visitamos as sedes das companhias aéreas, apresentamos os potenciais do Maior São João do Mundo, que tem um potencial enorme para atrair turistas de todo o Brasil”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas.

O encontro aconteceu na noite da última segunda-feira (23) e contou com a presença do diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil Marcelo Bento Ribeiro; e do diretor do Aeroporto João Suassuna, Luciano de Lima Rodrigues. O presidente do Sindcampina, Divaildo Júnior, e associados foram os anfitriões do evento que teve a participação também do coordenador do Procon Municipal, Saulo Muniz, do coordenador de Turismo da PMCG, Miguel Ângelo Gomes e do gerente de Turismo, Lima Filho.

Assessoria de imprensa