Confraria Paraibana da Cachaça será lançada nesta quinta-feira, 9, em João Pessoa

Destaque Paraíba

Produtores, especialistas, consultores, jornalistas e profissionais liberais se uniram e lançam, nesta quinta-feira, 9, a Conparça (Confraria Paraibana da Cachaça). A apresentação ocorrerá às 19h30, no restaurante Meat Up (@meatupbr), em João Pessoa, em comemoração ao Dia Estadual da Cachaça Paraibana, celebrado em 10 de junho.

A iniciativa partiu do especialista em cachaças Maurício Carneiro, que será o primeiro presidente da entidade. “A cachaça é um elemento muito presente entre o povo paraibano desde os tempos em que nosso território compreendia a Capitania de Itamaracá e hoje se tornou um produto de qualidade, reconhecido em todo o Brasil”, afirma.

Para a formação da Conparça (cuja sigla se escreve assim mesmo com “n” e “ç”), foram convidadas pessoas que possam oferecer contribuições relevantes ao desenvolvimento da valorização do destilado, a exemplo do produtor Murilo Coelho, que é proprietário do Engenho Nobre .

“O que eu vejo na Conparça é a união de um grupo de pessoas dedicadas à cachaça, e isso me traz muita satisfação”, comentou. Ele destacou o aspecto cultural e técnico da confraria, além de ressaltar que boa parte dos integrantes é formador de opinião. “A troca de ideias, de várias pessoas de segmentos diversos, será de grande valor”.

A programação de lançamento da Confraria Paraibana da Cachaça vai começar às 19h30, com uma explanação de Maurício Carneiro, idealizador e presidente. Em seguida, haverá a aprovação e a assinatura do estatuto, seguida de apresentação dos confrades e confreiras. Logo após, será a vez dos produtores das cachaças Nobre, Gregório, Baraúna, São Paulo, Jardim, Aroma da Serra e Arrochada se apresentarem. Às 20h acontecerá a palestra “Cachaça e Mixologia – sob o olhar de Moisés Araújo”. Após a explanação, o mixologista fará coquetéis com cachaça. A noite de lançamento também terá sorteio de rótulos de cachaças paraibanas.

Difusão de conhecimentos

A Confraria Paraibana da Cachaça tem como objetivos preservar, aprofundar e difundir o conhecimento sobre os vários aspectos que envolvem a bebida, como os de ordem técnica, degustativa, econômica, cultural, histórica, turística ou gastronômica.

“Diferentemente de outras confrarias, além da parte festiva e do congraçamento, nós também buscaremos realizar ações relevantes para a cachaça em nosso Estado. Vamos promover cursos, palestras e seminários, sempre valorizando a prata da casa. Temos pessoas muito capacitadas para a disseminação do conhecimento sobre a nossa bebida”, explica Maurício Carneiro.

Para a jornalista Rosa Aguiar, uma das integrantes da Conparça, a confraria surgiu para estimular a valorização da bebida genuinamente brasileira, por meio da disseminação de conhecimento. “Todos os países do mundo valorizam suas bebidas, e a Paraíba é um dos Estados de grande produtividade da cachaça tanto em quantidade quanto em qualidade”.

Também membro da Conparça, o fotógrafo Guilherme Faulhaber acredita que a criação da confraria será muito importante para o universo cachaceiro da Paraíba. “É uma forma de incentivo às pessoas que já trabalham na área, como produtores e vendedores, e de encorajamento de outras pessoas a entrar nesse fascinante mundo da cachaça de forma consciente e responsável”, diz.

Opinião que ganha coro com o pensamento do consultor técnico Wellington Santana. “A Conparça terá um papel de muita importância para a cachaça paraibana, quebrando mitos e fomentando a história, os sabores da Paraíba e a tecnologia na produção do nosso destilado”.

O Dia Estadual da Cachaça Paraibana foi incluído no calendário oficial de eventos do Estado em 2021. A data escolhida foi 10 de junho e marca quando o produto foi instituído como pertencente ao patrimônio cultural e imaterial do Estado da Paraíba, em 2010. A cachaça está culturalmente ligada às origens do Brasil e é o terceiro destilado mais apreciado no mundo. A Paraíba é um dos maiores produtores, tanto em quantidade quanto em qualidade, com marcas renomadas e ganhadores de diversos prêmios nos rankings mais importantes do Brasil e do mundo.

Assessoria de imprensa