Seleção com bolsa de R$ 5 mil: Agente Local de Inovação relata experiência de trabalho com pequenos negócios na Paraíba

Cotidiano

“Participar do Programa de Agentes Locais de Inovação foi a realização de um sonho”. Essa foi a definição usada pela agente Vilânia Oliveira, que atua na agência Regional do Sebrae Paraíba em Campina Grande atendendo empresários do município e região há 18 meses. O programa está com inscrições abertas para selecionar novos bolsistas no estado e, ao todo, são ofertadas 38 vagas para contratação imediata, além de 114 vagas para cadastro de reserva. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do seguinte endereço eletrônico: https://concepcaoconsultoria.com.br/.

A bolsa tem o valor de R$ 5 mil e, dependendo da modalidade selecionada, a duração varia de 15 a 24 meses. Conforme relatou a agente Vilânia Oliveira, antes de ingressar na universidade participou de uma palestra com um consultor da instituição e, desde então, descobriu a vocação para consultoria. “Aquilo foi um divisor de águas na minha vida. A partir daquele momento, resolvi fazer o curso de administração de empresas, dando início a preparação para a missão que estava determinada a abraçar”, contou.

Até agora, ela atendeu pequenas empresas de vários segmentos de comércio, destacando-se o setor automotivo, panificação, farmácias, confecção e supermercados. “O programa, por si só, tem um grande potencial atrativo, visto que se destina, principalmente, a melhorar a inovação, reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas. Somado a esse fato, o empresário, ao conhecer o propósito do programa, é tomado por uma verdadeira sede de conhecimento, buscando conhecer a metodologia e colocá-la em prática o quanto antes”, frisou, acrescentando que todo dia é um novo aprendizado. “Ao fim de cada ciclo, a recompensa vem em forma de casos de sucesso. São vários os relatos de empresários que, por meio da implantação das ideias sugeridas, conseguem resultados surpreendentes”, analisou.

O programa – Podem se inscrever para a seleção profissionais que tenham nível superior em qualquer área do conhecimento, desde que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O bolsista buscado pelo programa deve ter perfil proativo para atuar junto a pequenas empresas das cidades que compõem a região de realização do projeto para, em conjunto com os empresários, identificar oportunidades de inovação.

O desempenho do bolsista será sistematicamente avaliado por instrumentos de acompanhamento e avaliação de resultados. Os profissionais vão atuar nas agências regionais de João Pessoa, Sul, Campina Grande, Patos, Monteiro, Itaporanga, Guarabira, Sousa, Pombal e Cajazeiras nas modalidades Produtividade, Transformação Digital, Rural, Ecossistema e Educação Empreendedora. Os bolsistas deverão atender cidades do entorno da agência, no limite de até 100 quilômetros. O processo seletivo é composto por etapas como análise curricular e de documentos, prova em plataforma on-line e game para mapeamento de perfil.

“Os Agentes Locais de Inovação têm um papel essencialmente importante para que o projeto gere efetividade e aplicabilidade nas empresas atendidas. São eles que oferecem respostas às demandas do negócio, auxiliando os empresários nas mudanças que poderão gerar impacto direto na gestão e na melhoria de produtos e processos que, consequentemente, irão refletir na produtividade e nos resultados”, destacou a gestora estadual do Programa Brasil Mais-ALI do Sebrae Paraíba, Cláudia Pereira.

Assessoria de imprensa