Laghetto Golden puxa alta e região Sul assume liderança no mercado de multipropriedades

Brasil

Tradicional levantamento divulgado este mês pela empresa Caio Calfat – Real Estate Consulting – o Cenário de Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil, apresenta um panorama completo do mercado de multipropriedades no Brasil.

Os dados de 2022 apontam números impactantes do setor que se consolida no Brasil e também traz as tendências, como região Sul assumindo a liderança no segmento, em novos empreendimentos e unidades ofertadas.

No Brasil, já são 77 cidades, em 20 estados, com pelo menos um empreendimento no formato multipropriedades. Segundo o levantamento, a região Sul se destaca com o maior crescimento da oferta com 45 empreendimentos já lançados. O Sul é seguido pelo Nordeste com 44 unidades, Sudeste com 37 unidades, Centro-Oeste com 24 unidades e Norte com seis unidades.

No Brasil, de 2021 para 2022, houve um aumento de 128 para 156 empreendimentos neste formato. O número de unidades habitacionais passou de 23.313 unidades para 29.887. Já o número de frações passou de 582.174 para 767.465.

O VGV potencial cresceu 45% em relação a 2021, totalizando R$ 41,2 bilhões no total.  A absorção de vendas está em 58% desse total, restando 42% em estoque.

Já o VGV potencial dos 45 empreendimentos do Sul é de 14,1 bilhões e o VGV vendido de 7,5 bilhões. São 2.678 unidades habitacionais prontas, 2.610 em construção e 1.812 em lançamento na região.

Os 45 empreendimentos no formato multipropriedades já lançados no Sul do país ofertam 7.100 unidades e 175.867 frações. Gramado é a cidade com o maior número de equipamentos na região, com 11 empreendimentos, seguida por Florianópolis com 4, e Foz do Iguaçu e Itapema com 3 empreendimentos cada.

A Serra Gaúcha conta com 17 empreendimentos distribuídos nas cidades de Gramado (11), Canela (2), Bento Gonçalves (2) e Garibaldi (2).

O Grupo Laghetto Golden Multipropriedades, criado em 2016 na Serra Gaúcha, puxa o crescimento do segmento no Sul do país com cinco grandes empreendimentos de multipropriedades no Rio Grande do Sul.

São eles: o Hotel Laghetto Stilo Borges, primeiro empreendimento de multipropriedades em operação em Gramado e o Golden Gramado Resort Laghetto, ambos em operação. Entrou em operação neste mês o luxuoso Château du Golden, primeiro hotel boutique do grupo e primeiro hotel boutique do Brasil no formato multipropriedades. Estão em obras o Golden Villagio Laghetto, em Canela, e o Riserva dos Vinhedos Laghetto, localizado em Bento Gonçalves.

Grupo Laghetto Golden prepara lançamento

O grupo prepara o lançamento, ainda este ano, de seu sexto empreendimento. Com 160 unidades no formato multipropriedades, desta vez a localização será o coração de Gramado na Avenida Borges de Medeiros.

Em 2022, o grupo que reúne as empresas Laghetto Hotéis, WAM, Athivabrasil, ABL Prime, PRG e Wert, chegou a 1.5 bilhões de VGV, 929 unidades habitacionais e 35 mil frações comercializadas.

“O segmento de Multipropriedades, embora novo, já está consolidado e é uma tendência mundial em grandes pólos turísticos. E, Gramado e a Serra Gaúcha, souberam muito bem conduzir a consolidação deste formato, não à toa puxando a liderança do segmento para a região Sul. Muito deste resultado que chega agora, vem de um trabalho iniciado lá em 2016 quando lançamos os nossos primeiros empreendimentos que hoje já estão em operação como o Golden Gramado Resort Laghetto e o Chateau Du Golden”, destaca o CEO do Grupo Laghetto Golden, Ênio Almeida.

“Estes projetos foram pioneiros e abriram as portas para um novo produto que não só movimenta a economia local como combate a sazonalidade e gera emprego e renda para as cidades e regiões turísticas. Hoje, o segmento de multipropriedades oferta belíssimos equipamentos hoteleiros e transforma o cenário turístico na Serra Gaúcha”, finaliza o CEO.

Primeiro hotel boutique do país no segmento entra em operação

Entrou em operação em Gramado, esta semana, o primeiro hotel boutique do país no formato multipropriedades. Trata-se do Chateau du Golden, nova operação do grupo Laghetto Golden Multipropriedades.  O Chateau conta com 56 suítes modernamente decoradas em dois ambientes com área total de 36m². Todas as suítes são equipadas com cama king size, enxoval 300 fios, roupões e amenities Trousseau, menu de travesseiros, sala de estar com lareira, cafeteira nespresso, tvs Led 43′, frigobar, ar condicionado, cofre e banheira de hidromassagem.

O atendimento é exclusivo e personalizado pelo time de concierges, guest relations e agentes de experiências e a hospedagem inclui: Welcome Drink, Café da Manhã servido das 07h às 11h, Brunch aos domingos até às 15h, sendo o late check out de acordo com a disponibilidade, serviço de boa noite e estacionamento com manobrista.

O hotel conta com piscinas e hidromassagem aquecidas ao ar livre, para adultos e crianças, com vista para o Vale do Quilombo, sala de cinema, espaço kids com monitores de entretenimento, playground, sala de jogos com vídeo games e board games, academia, saunas seca e úmida e o Mahalo Aqua SPA com terapias holísticas e produtos veganos.

Na gastronomia são dois restaurantes locais: o Cravo e Canela. O primeiro restaurante mais intimista e com uma proposta slow food, se inspira na gastronomia do norte da Itália, com a presença de risotos, massas frescas, uma variedade de queijos e charcutarias locais para apresentar as especialidades da casa: as Carnes Nobres e o Cheese Fondue. O segundo restaurante possui um menu mediterrâneo, com pratos típicos e autorais dessa culinária, assim como a cozinha funcional, vegana e vegetariana, para atender a todas as necessidades.

Complementam o cenário, o deck panorâmico e Wine Garden com vista para o Vale do Quilombo e o Tour das Estrelas propõe a observação dos astros através de um telescópio Celestron de última geração. A inauguração oficial está prevista para o mês de julho.

Mais informações em: www.laghettogolden.com.br.

Assessoria de imprensa