A Cultura da Paraíba está de luto. Morreu neste domingo (19), em Campina Grande, Zé de Cila, que estava internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade por múltiplas causas, como insuficiência cardíaca e renal. Cila ficou conhecido nacionalmente ao interpretar um padre no filme Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, que teve Cabaceiras como local para locações.
A fama de Zé de Cila o levou a manter o personagem. Era figura conhecida e muitos turistas paravam para conversar com ele, que mantinha uma bodega. Descontraído, ele também era muito conhecido por contar histórias, que divertia as pessoas e, principalmente, os amigos.
A última passagem pela TV foi no dia 31 de maio, quando apareceru com o humorista Paulo Vieira para o quadro ‘Avisa lá que eu vou’, do Fantástico. Na oportunidade, mostrou as razões por ter sido um dos ícones da cidade.
Na sua conta do Instagram, o prefeito de Cabaceiras. Tiago Castro, lamentou a morte de Zé de Cila. “Sua partida trouxe profunda tristeza para todos os Cabaceirense e envolveu em luto não apenas seus familiares e amigos mas toda a comunidade que chora a partida de seu filho ilustre”, afirmou.
“Em nome de todos que fazem a Gestão Municipal externo minha total solidariedade aos familiares e amigos que choram consternados e se despedem desta grande figura humana e importante personagem da cultura Cabaceirense e Paraibana. Rogo a Deus que no aconchego de seus braços receba este ente querido, e que no calor de seu imenso coração conforte a todos por esta grande perda. Recebam os nossos mais sinceros votos de pesar.”
Fábio Cardoso