Estrada de flores ligará as cidades de Remígio e Areia, no Brejo da Paraíba

Destaque

Duas cidades da região do Brejo da Paraíba estão realizando um projeto que irá criar uma estrada de flores. A ideia surgiu no período da pandemia da Covid-19. A distância entre Areia e Remígio é de 13 km. A iniciativa da ação é da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia-PB,  Atura, e da Associação de Turismo Rural de Remígio, Aturr.

Nesta terça-feira, 28,  acontece o Dia D da Campanha da Estrada das Bougainville. Vai ser a partir das 8h com concentração em frente ao Restaurante Rural de Vó Maria, em Areia, na PB 079. Serão distribuídas 1.500 mudas de bougainvilles e a ideia é que a população possa adotar uma muda ou mais de uma para plantar às margens da rodovia, no trecho entre as duas cidades.

O Projeto foi lançado em junho de 2021 e já foram plantadas cerca de duas mil mudas dessa espécie ornamental. A meta é estender o plantio para todo o trecho descrito, em ambos os lados da rodovia, formando alamedas floridas entre as duas cidades. 

O objetivo do projeto não é apenas embelezar a paisagem e transformar em atrativo turístico, mas também gerar emprego e renda, fortalecendo a cadeia produtiva de plantas ornamentais na região. Este ano a meta é plantar cerca de cinco mil mudas. Mas para todo o trecho são necessárias cerca de 10 mil mudas.

Recentemente, com a repercussão positiva, o projeto recebeu uma emenda parlamentar, por meio do deputado estadual Melchior Batista, que, uma vez liberados os recursos, dará um expressivo impulso nas atividades em curso. “Queremos agradecer ao parlamentar, pelo interesse e pela sensibilidade demonstrada com este apoio, cujos benefícios sociais constituem uma realidade”, concluiu Leonaldo Alves, presidente Atura. 

As mudas destinadas ao plantio em 2022 foram produzidas por floriculturas locais que, engajadas ao projeto, vêm trabalhando há meses neste elo da cadeia produtiva. Os recursos gerados com a aquisição das mudas vão ficar na própria comunidade, fortalecendo o viveirismo e a produção de plantas ornamentais.

A Atura e a Aturr, de maneira conjunta, estão executando esse projeto que tem despertado o interesse de vários outros municípios.

A próxima mobilização relacionada ao Dia D está prevista para acontecer no dia 09 de julho,  durante a Rota Cultural Caminhos do Frio. ‘Projetos como esse fortalecem a economia local, promovem ações educativas, ajudam a conservar o meio ambiente e ainda se refletem positivamente no turismo, promovendo a beleza cênica e o senso de cuidado e pertencimento que deixam transparecer a todos que visitarem o local’, pontuou Leonaldo Alves.

Redação