Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba pede ao ministro mais atenção à categoria

Brasil

O presidente do Sindicato dos Guias da Paraíba, Pablo Robério, participou, nesta segunda-feira (27), de uma reunião do trade turístico paraibano com o ministro do Turismo, Carlos Brito. Na oportunidade, Pablo pediu uma atenção especial da Pasta para garantir maior segurança jurídica e profissional para os guias, reconhecimento da categoria e fiscalização.

Atualmente, um dos principais gargalos é a atuação da pirataria no mercado, que prejudica a imagem da categoria. Pablo aproveitou para agradecer o empenho do Ministério no sentido de amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19, período em que todos os profissionais tiveram de parar a sua atividade. O apoio foi fundamental para garantir até mesmo a sobrevivência de muitos profissionais.

O ministro esteve em João Pessoa para o lançamento da websérie “Cidades Criativas do Brasil” e do livro contendo registros obtidos durante a gravação dos 12 episódios, que estão disponibilizados nas versões impressa e online. A websérie destaca as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Recife, Salvador, Paraty, Belo Horizonte, Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza e Santos. A Paraíba é o único estado brasileiro a ter duas cidades criativas: a capital paraibana, pelo artesanato e artes populares, e Campina Grande, pela artes midiáticas.

Fábio Cardoso