Parque Estadual Dois Irmãos, em Recife, se tornará o primeiro parque concedido para iniciativa privada no Nordeste

Brasil

Um dos pontos mais queridos e importantes de Recife (PE) – o Parque Estadual Dois Irmãos –, receberá, em breve, um arrojado projeto de revitalização e melhorias que há muito se fazem necessárias para manter o bem-estar da fauna e da flora do local, tida como uma zona de conservação da mata atlântica em plena capital pernambucana.

O parque, além de receber os visitantes e integrá-los à natureza, é um ponto de encontro e palco de diversos eventos importantes para a comunidade recifense, comportando palestras, oficinas, colônia de férias, shows, exposições e muito mais. Ademais, não é só a população que usufrui dos atributos do parque, já que o espaço é morada de diversas espécies e até recebe animais em recuperação, de acordo com as demandas da Unidade de Conservação do local e parcerias especializadas.

Lançado no dia 7 de junho, o edital que confere a concessão do parque à iniciativa privada previu um investimento de R$649 milhões para gestão, manutenção, desenvolvimento, modernização, conservação, entre outras atribuições referentes aos cuidados com o Dois Irmãos. Para tanto, a Plantar Ideias, o escritório paulistano de arquitetura, design, urbanismo e paisagismo contratado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), já apresentou um projeto de melhorias que engloba todas as vertentes e potencialidades da região.

Com a experiência de capitanear os projetos de revitalização do Parque do Ibirapuera (SP), a Plantar é comandada pelos arquitetos e sócios-diretores Felipe Stracci e Luciana Pitombo. À frente do Dois Irmãos, a dupla promoveu o estudo solicitado a partir de uma ampla análise de estruturação e viabilidade. Para tanto, realizaram o entendimento das demandas técnicas, ambientais e sociais, aliadas à uma estrutura de plano de negócios e o desenho urbano e paisagístico que serão necessários para transformar o Zoológico Dois Irmãos no primeiro Bioparque do Nordeste concedido para gestão da iniciativa privada.

“O projeto contou com a participação dos técnicos do Zoo, membros dos órgãos de Patrimônio Histórico de Pernambuco, entidades ligadas à pesquisa e conservação ambiental. Sem dúvidas, trata-se de uma revitalização completa e de grande complexidade”, explica Felipe Stracci, que esteve recentemente em Recife para apresentar toda concepção do novo Parque Dois Irmãos para futuros interessados.

Através de decks, o público poderá observar a natureza em sua máxima exuberância, sem gaiolas ou grades. | FOTO: Projeto ilustrativo e referencial realizado pela Plantar Ideias

O conceito de Bioparque e as próximas mudanças

A área do parque, que compreende mais de 200 mil m², contemplará, após a reforma, edifícios administrativos e operacionais, trilhas, açudes, a mata e muito mais, sendo dividida em três zonas de uso: Eco parque, Parque Natural e Bioparque.

Tendo sempre como base a natureza e a integração dos seres humanos com a flora e a botânica, o escritório Plantar Ideias atuará em uma importante frente: transformar a estrutura antiga de zoológico em um Bioparque. “O conceito vem se fortalecendo no mundo todo, onde o trato animal busca entregar um ambiente mais amplo, saudável e que mimetize o bioma original do animal, enriquecendo a experiência de vista e observação dos visitantes”, detalha Stracci.

Um exemplo desse modelo ecológico no Brasil é o Bioparque do Rio, substituindo o antigo Zoológico, como era conhecido. Fundado com base no bem-estar dos animais e englobando projetos de pesquisa e conservação de espécies, a instalação é voltada também para a educação ambiental.

A preservação da fauna no Dois Irmãos também será primordial durante o processo de revitalização. “Os animais exóticos e nativos que habitam o Zoo terão uma nova maneira de viver e interagir com os visitantes, visto que o projeto cria ambientes muito mais amplos, onde espécies não concorrenciais convivem em harmonia em um ambiente que busca mimetizar o bioma natural daquele grupo de animais. Os visitantes contarão com passarelas e/ou cláusulas que permitirão uma experiência imersiva e mais natural”, assegura o arquiteto. A proposta é trabalhar com uma estrutura completamente inversa ao do zoo tradicional: ao invés dos animais enclausurados, o ser humano é quem viverá essa experiência. “No contraponto, os animais estarão soltos e interagindo entre si”, detalha Stracci.

Dessa maneira, o Bioparque Dois Irmãos será integralmente reformulado e contará com as citadas passarelas, aviários e uma coleção botânica que enriquecerá ainda mais os jardins do local. O projeto, por exemplo, prevê recintos para receber um grande aviário, acomodando o plantel de aves nativas e exóticas que já fazem parte do zoo. A restauração ambiental com novos jardins compostos por espécies nativas e tipologia de recintos com biomas distintos também se fará presente, criando uma nova camada de atratividade ao parque e imprimindo o conceito de jardim botânico.

Alguns outros detalhes sobre a proposta também já foram definidos e garantem o bem-estar da população: “O Eco parque público e de livre acesso contará com deck nas beiras dos açudes, como mobiliários e pérgolas que forneceram acolhimento e sombra, permitindo uma permanência mais longa e maior oportunidade de contemplação da paisagem”, desenha Felipe.

A preocupação com a manutenção do parque estará presente através de iniciativas que modernizam o Dois Irmãos e seu funcionamento, como a limpeza e manutenção dos açudes, que será um dos pontos chaves do projeto. “As trilhas existentes terão tratamento com placas interpretativas e orientativas, criando maior acessibilidade de informação e conexão com a Mata do parque. O açude e chalé do Prata receberão importante atenção para seu restauro e preservação, visto a beleza cênica e relevância histórica”, complementa o arquiteto.

Portanto, o projeto de reestruturação do Dois Irmãos é uma grande entrega ambiental, social e de governança, potencializando o uso do parque e revitalizando o legado até aqui mantido, um pilar que a Plantar Ideias já manteve em projetos anteriores, como no grandioso Parque do Ibirapuera.

A integração entre o homem e a natureza é um dos pilares do escritório paulista Plantar Ideais, que atua também em um projeto de revitalização do Parque do Ibirapuera, um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital paulista. | FOTO: Projeto ilustrativo e referencial realizado pela Plantar Ideias.

Projetos anteriores

O escritório responsável pelo projeto do Dois Irmãos possui outras experiências em parques naturais, como os realizados nas cidades de Aparecida do Norte (SP) e em Salvador (BA) “O Zoobotânico Getúlio Vargas (Zoo Ondina), na capital baiana, é um espaço excepcional de frente para o mar, onde é possível avistar as baleias jubarte”, conta o arquiteto sobre o trabalho na Bahia. “Neste projeto, vivenciamos desafios similares ao Dois Irmãos, porém em um território mais enxuto e com topografia desafiadora. Aproveitar os desníveis e conceber novas possibilidades de uso foram a linha mestre do projeto”, descreve Felipe sobre o que foi feito em solo soteropolitano.

Já na região Sudeste, um dos trabalhos de maior escala do escritório é o Parque do Ibirapuera, o principal da cidade de São Paulo e um dos mais visitados do Brasil. “A Plantar Ideias presta serviço na elaboração dos projetos de arquitetura e paisagismo, colaborando com um coletivo de muitas disciplinas e interlocutores, elevando o grau de complexidade para os resultados de transformação do Ibirapuera”, esclarece Luciana Pitombo socia diretora e líder do projeto sobre o trabalho focado no parque paulista, que é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Assim como o parque da capital paulista, o Dois Irmãos possui uma conexão histórica e afetiva com a população recifense e nordestina, e receberá uma revitalização que amplifica o que já era muito querido pelo público. “A linha mestra do projeto idealizado pela Plantar Ideias foi reforçar o vínculo com este território, permitindo o livre acesso para atividades mais cotidianas como caminhadas, piqueniques e espaço de lazer e complementação em meio a natureza”, realça Luciana.

A revitalização irá proporcionar novas experiências ao público, em um local de encontro, integração, respeito à natureza e contemplação. | FOTO: Projeto ilustrativo e referencial realizado pela Plantar Ideias

A busca por investidores

Recentemente, Felipe esteve em Recife para uma reunião de apresentação do projeto para interessados, explanando sobre as oportunidades, os desafios, as soluções e questões que deverão ser de destaque nos próximos passos da revitalização do parque, que abarcará os trinta anos de concessão do projeto.

O próximo edital abrirá em agosto, dessa vez de licitação para iniciativa privada que queira criar atrativos e facilidades para a população frequentadora, como uma ferramenta para suprir a carência de investimentos que acometeram o parque ao longo dos anos.

Entre as novas adequações, o escritório constata: “As melhorias ambientais e paisagísticas serão as primeiras a serem percebidas, assim como as infraestruturas de apoio à visitação como restaurantes, banheiros e atrativos de lazer, esporte e educativos”. “O bem-estar animal, a preservação e pesquisa terão um salto de qualidade e intensidade que será o resultado da entrega do projeto”, finaliza Felipe, enquanto aguarda as parcerias para o projeto. Ainda em 2022, a previsão é que o projeto entre em faseamento, entregando as zonas do eco parque e parque natural.

Sobre o escritório Plantar Ideias

Plantar Ideias iniciou suas atividades em 2016 com atividades destacadas pelas diferentes escalas do design para as áreas externas e o propósito de criar objetos e lugares que promovam o bem-estar e contato com a natureza. Na busca do escritório, peças, lugares e cidades devem o equilíbrio entre a criatividade e a técnica, vem como a harmonia, leveza e a tropicalidade – seja no meio urbano ou natural, público ou privado.

​O desenvolvimento do design dos projetos é único e leva em si a assinatura da tropicalidade brasileira combinada com a devida compreensão das necessidades e desafios que cada projeto se propõe. Na Plantar Ideias, acredita-se que definir o futuro de um lugar envolve um exercício coletivo, contextual e orientado por valores.

​Através dos projetos, são afirmadas diversas perspectivas, disciplinas combinadas, intercâmbio aberto, profundo envolvimento com clientes e comunidades, comprometimento com a história e o contexto, curiosidade sobre novas formas de pensar e a criação com base em dados e tecnologias emergentes, que levam a um design mais forte.

Fundada por Felipe Stracci e Luciana Pitombo, os arquitetos uniram suas expertises de conhecimento técnico de projetos de arquitetura e elaboração de grandes projetos urbanos com know-how botânico e de paisagismo, desenvolvendo uma maneira de planejar e executar traduzida em abordagem mais sensível e apurada sobre as questões do meio natural e a construção da paisagem, seja ela por meio de um mobiliário, um praça, jardim ou uma cidade. O desejo é o de conceber melhores espaços de convivência, lazer, descanso e aprendizado para as pessoas.

dc33 Comunicação – Fotos: BNDES