Gastronomia como protagonista de um destino turístico

Brasil

Em março deste ano, o Ministério do Turismo lançou um projeto que, nos últimos tempos, virou protagonista no setor, o Programa Nacional de Turismo Gastronômico Gosto Pelo Brasil. A proposta é desenvolver o turismo gastronômico e efetivar a vocação do Brasil como destino internacional de excelência neste segmento.

É aliada a essa ascendência do segmento a grande novidade da 34ª edição do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, o Espaço Food & Drinks Experience. De acordo com a organização, a área de exposição ultrapassa 2 mil metros quadrados e a proposta é que o participante faça uma imersão em diferentes experiências gastronômicas, se envolvendo no universo de aromas e sabores.

Conforme adianta Eduardo Zorzanello, CEO do evento que acontece de 3 a 6 de novembro, em Gramado, haverá uma grande oferta de atrativos e destinos gastronômicos no espaço, assim como empresas de enoturismo das regiões de Vinhedos e Hortênsias, além da Argentina, e cervejarias. Também terá no Food & Drinks experiência com erva mate e chocolates, além de outras iniciativas que envolvem o universo gastronômico.

De uma forma inovadora, os expositores colocarão à disposição dos participantes seus produtos para degustação e comercialização. “Unindo essa experiência, é mais fácil entender que o produto gastronômico de um destino faz com que ele se desenvolva ainda mais, e esse é nosso objetivo, mostrar o que há de melhor no segmento”, detalha Zorzanello.

Marta Rossi, fundadora e CEO do evento, enfatiza a importância de unir os negócios à gastronomia. “Estamos falando sobre identidade, pertencimento e experiência que a gastronomia nos proporciona, isso tem tudo a ver com a essência do turismo”, declara a empresária.

Além das áreas de alimentação que já operam nos dias do evento, na Alameda Gastronômica, os restaurantes expositores vão comercializar seus pratos de uma maneira diferenciada. Outra novidade é a Arena Gastronômica diferenciada das edições anteriores, com chefs de cozinha colocando em prática a cultura da mesa de diferentes regiões do país e, para completar as experiências, haverá, ainda, Wine Class e mais uma Área Gourmet.

Sobre o Festuris

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34 edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados Luxury Experience. Business & Innovation LGBT e Wedding. Mais sobre o evento em www.festurisgramado.com

Assessoria de imprensa – Fotos: Rafael Cavalli