Números mostram crescimento da economia do Brasil e da Paraíba

Destaque Paraíba

Com o intuito de acompanhar o desenvolvimento econômico do Brasil e do Estado da Paraíba, seguimos analisando diversos dados econômicos que nos deixam animados e esperançosos de que os próximos meses sejam de ainda mais crescimento. Assim, vamos apresentar alguns números positivos que corroboram este cenário de otimismo para os próximos meses de 2022.

Em primeira instância, é muito animador ver os dados que mostram a empregabilidade dos brasileiros. No segundo trimestre de 2022, a taxa de desocupação do país foi de 9,3%, recuando 1,8 ponto percentual (p.p.) em comparação com o primeiro trimestre de 2022 (11,1%) e caindo 4,9 p.p. frente ao mesmo trimestre de 2021 (14,2%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE.

Ainda falando em empregos, os números do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social, apontam que, no acumulado de 2022 (janeiro a julho), foram gerados 1.560.896 empregos com carteira assinada no Brasil, e o saldo positivo está em 5.542.283 novos postos de trabalho.

Na Paraíba, o mercado de trabalho formal também acumula resultados positivos. De janeiro a julho, o saldo é de 10.978 postos de trabalho. O mês de julho foi o quinto mês consecutivo do ano a ter mais admissões do que demissões. Vale destacar que entre os setores o de serviços e o comércio são os responsáveis por gerar mais postos de trabalho.

O segundo semestre já iniciou com uma vertente positiva vendo todos esses dados animadores dos primeiros seis meses. Além disso, uma data muito importante para o comércio, o Dia dos Pais, trouxe ainda mais entusiasmo para os empresários, já que houve um crescimento de aproximadamente 6% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.

Tudo isso reflete também na confiança das famílias. A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), atingiu 82,1 pontos em agosto, o maior nível desde abril de 2020 (95,6 pontos), no início da pandemia, e acima dos resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores. Na Paraíba, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) também teve crescimento de 1,9% em agosto, quando atingiu 111,54 pontos de acordo com o Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP), da Fecomércio Paraíba. Com este resultado, o ICC de agosto/2022 superou o ICC do período pré-pandemia que foi de 110,82 pontos em fevereiro de 2020. Vale lembrar que a escala de pontuação do ICC varia de 0 a 200 pontos, indicando otimismo do consumidor acima de cem pontos e pessimismo abaixo desse patamar.

Outro indicador que traz ainda mais certeza do crescimento do país são os valores do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens finais produzidos pelo Brasil. Os dados divulgados pelo IBGE mostram que o PIB cresceu 1,2% no segundo trimestre de 2022, em comparação aos três primeiros meses do ano. Se compararmos com o 2º trimestre de 2021, o aumento foi de 3,2%. O PIB em crescimento desse trimestre já é a quarta alta consecutiva. Se levarmos em consideração os seis primeiros meses, a alta é de 2,5%.

Assim, a partir de todos esses dados, podemos ficar confiantes que o segundo semestre de 2022 trará ainda mais crescimento: primeiramente, por serem meses que historicamente têm bons resultados e, além disso, por também dar continuidade a estes números que demonstram um desenvolvimento constante.

José Marconi Medeiros –  Presidente da Fecomércio da Paraíba