Os atos antidemocráticos que culminaram com a invasão e depredação dos prédios dos três Poderes – Congresso Nacional, Planalto e sede do Supremo Tribunal Federal -, ocorridos neste domingo (08), em Brasília, tiveram a intervenção tardia das forças de segurança, mas já resultou na prisão de centenas de terroristas bolsonaristas.
Pelas contas não oficiais, mais de 300 pessoas estão presas, mas o número de terroristas foi imensamente maior do que isso. Não há um dado oficial também, mas se fala em mais de 5 mil pessoas que estiveram direta ou indiretamente envolvidas nos ataques.
Uma força tarefa já começou a investigar os envolvidos nesses atos e, para ajudar a identificar essas pessoas, está circulando nas redes sociais um movimento para que aqueles que conheçam esses terroristas possam denunciá-los. No Instagram, por exemplo, há várias fotos daqueles que estiveram em Brasília nesses ataques, já que não se preocuparam em se esconder.
A constituição de provas contra eles mesmo pode facilitar o trabalho da Justiça. Há vídeos e fotos que denunciam os próprios terroristas em pleno ataque. Um desses vídeos mostra até um terrorista parecendo estar defecando em cima de uma mesa em um dos locais invadidos. Todos, certamente, devem estar apostando, erradamente, na impunidade.
Fábio Cardoso