Artesãos ganham Centro de Referência do Artesanato Paraibano, em João Pessoa

Destaque Paraíba

Os artesãos da Paraíba, em especial de João Pessoa, terão uma nova casa para expor seus trabalhos e desenvolverem suas habilidades enquanto empreendedores. Trata-se do Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap), que foi inaugurado, nesta quinta-feira (21), pelo governador João Azevedo, em parceria com o Sebrae-PB e a Prefeitura de João Pessoa.

O governador  falou sobre a alegria de entregar mais um espaço destinado ao artesanato paraibano e destacou que a iniciativa é mais uma forma de valorização desses profissionais. “Aqui o artesão que quiser fazer um curso vai ter oportunidade. Se ele precisar receber um cliente vai ter um local adequado. O artesanato é mais do que cultura e beleza, é geração de emprego e renda”, destacou o governador.

O novo espaço está localizado no bairro de Tambiá, em João Pessoa, e contará com salas para cursos e oficinas, além de ambientes para reuniões e eventos.

O diretor técnico do Sebrae-PB, Lucélio Cartaxo, falou sobre a atuação da instituição no apoio aos artesãos. “O Sebrae está sempre junto aos artesãos, promovendo eventos, capacitações e apoiando outras ações envolvendo esses empreendedores. Nesse novo Centro que eles estão recebendo, o Sebrae vai realizar cursos e capacitações para que eles se desenvolvam ainda mais”, explicou Lucélio Cartaxo.

A gestora do Programa do Artesanato na Paraíba, Marielza Rodrigues, lembrou que este ano o programa completa 20 anos e o Crap é um marco na história de quem faz o artesanato no estado. “Aquele artesão que ainda tem alguma carência no acesso à tecnologia, mercado e capacitação, esse espaço vem para suprir essa necessidade e a gente caminhar juntos para a melhoria do segmento do artesanato na Paraíba”, completou.

Já a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do estado e também membro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae-PB, Rosália Lucas, falou sobre a importância do artesanato para a economia de muitos municípios. “Temos muitas riquezas do artesanato em todas as regiões do estado. Aqui o artesão é tratado com respeito e dignidade. Esse espaço vai funcionar com várias atividades graças às parcerias que fizemos com a prefeitura de João Pessoa e com o Sebrae para fortalecer o nosso artesanato”, frisou a secretária.

O prefeito da capital, Cícero Lucena, falou sobre a atuação conjunta do município, estado e Sebrae no apoio às iniciativas em prol dos artesãos. “Sem dúvidas esse centro é um reforço na área da cultura que vem junto com a economia com uma oportunidade de gerar renda para essas pessoas. Tanto a prefeitura, quanto o governo do estado e o Sebrae tem um olhar importante de oportunizar capacitações e programas para desenvolver o segmento do artesanato”, disse o prefeito.

Laboratório de Inovação

O Centro de Referência do Artesanato Paraibano vai abrigar O Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (Labin) – um ambiente para a realização conjunta de projetos e atividades de capacitação, criação, promoção e desenvolvimento integral e sustentável do artesanato e da arte popular paraibana.

O objetivo é fomentar o artesanato como atividade econômica sustentável e de inclusão social e produtiva, contribuindo no fortalecimento e promoção do segmento artesanal, como gerador de ocupação e renda. A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), é responsável pela gerência técnica e coordenação.

Dentre as atividades propostas pelo laboratório, já foi lançada uma programação gratuita de capacitações para artesãos. Até o final de novembro, serão oferecidos oitos cursos, todos eles realizados no auditório do Crap.

Assessoria de imprensa