O Porto de Cabedelo, no litoral Norte da Paraíba, está no radar da Clia Brasil – Associação das armadoras de cruzeiros marítimos. Nesta quarta-feira (27), o deputado federal, Romero Rodrigues, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, conversou com o presidente da entidade, Marco Ferraz, e deram início a entendimentos para que Cabedelo possa receber cruzeiros ainda a partir da temporada 2023/2024. O encontro aconteceu no encerramento da abertura da Abav Expo, maior feira de turismo da América do Sul que começou nesta quarta no Rio Centro, no Rio de Janeiro.
Durante a conversa – ainda informal – ficou acertado com o secretário executivo de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Delano Tavares, prepare uma agenda de visita de Ferraz ao Porto de Cabedelo. Ao TURISMO EM FOCO, o presidente da Clia Brasil revelou que há possibilidade da Paraíba receber um cruzeiro que estará vindo da Europa com capacidade de 200 passageiros, com 100 cabines.
Sem informar qual o navio e a empresa responsável pelo cruzeiro, Ferraz disse que o valor médio de uma cabine gira em torno de 50 mil dólares para uma viagem de longa distância e vários meses. Esse navio terá uma escala no Brasil e a empresa com apoio da Clia está em busca de um destino para atracar já entre novembro e dezembro deste ano, com previsão de permanecer no Brasil até abril de 2024. “A Paraíba pode sim ser esse destino”, pontuou o executivo, porém, com a necessidade de alguns ajustes.
Romero Rodrigues disse que a Paraíba está de portas abertas para negociar a vinda desse cruzeiro. enquanto Delano Rodrigues enfatizou que o Porto de Cabedelo já tem condições de receber navios de grande porte após finalização da obra do aprofundamento do calado. “Não há mais esse impedimento e estamos agora na fase de conversar com as empresas para captar cruzeiros para o porto” , afirmou.
Para Ferraz, o Brasil precisa trabalhar para que o país receba os cruzeiros marítimos durante todo o ano e não apenas na alta estação de verão. Na opinião dele, o Nordeste teria condições de atender essa demanda por conta do clima de sol o ano inteiro. O executivo revelou que apenas um atracamento no Porto de Santos tem um custo de R$ 2 milhões, incluindo todas as taxas. No entanto, o retorno desse investimento é muito superior.
Fábio Cardoso